sexta-feira, 26 de junho de 2015

Santarém 354 anos: lançado oficialmente o Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra

Durante a reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI), foi lançado, na manhã desta quinta-feira (25), como parte das comemorações dos 354 anos de Santarém, o Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e reuniu representantes do setor produtivo, da cadeia turística e membros da Prefeitura de Santarém, do Governo do Estado do Pará, representado no ato pelo secretário adjunto de Turismo Joy Colares, e pela representação do Ministério do Turismo.

A consultora Anete Ferreira, da Chias Marketing, empresa responsável pela elaboração do Plano, que norteia os rumos do turismo nos dois Municípios para os próximos dez anos, fez a apresentação ao público presente das ações, dos programas e projetos, que serão executadas já a partir do segundo semestre. Neste mesmo dia, à tarde, o plano também foi lançado em Belterra, Município que terá, juntamente com Santarém, a responsabilidade de por em prática os mecanismos para fortalecer toda cadeia produtiva do setor turístico, além de potencializar os atrativos naturais de ambas as cidades contempladas pelo Plano.

O Plano Estratégico é dividido em três fases distintas. A primeira, já realizada com os operadores, o trade turístico e quem utiliza os serviços, caracterizou-se por um diagnóstico completo da situação atual do turismo em Santarém e Belterra, como fundamento para identificar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos para o desenvolvimento do setor na região. Neste sentido, foram analisados os seguintes aspectos: a situação atual do Turismo, a situação atual da região nos canais de venda, a situação da oferta turística, a opinião interna, a opinião externa e a Política de Turismo. A segunda fase busca definir a estratégia baseada nas conclusões da análise da primeira e a terceira fase visa estabelecer os planos operativos de desenvolvimento e marketing com os projetos e ações para alcançar as metas e objetivos previstos na fase II.

O Plano prevê como metas a serem alcançadas até o ano de 2025: triplicar o volume total de turistas; multiplicar por 13 o volume de turistas estrangeiros no Tapajós; sextuplicar a receita turística; aumentar em 150% a oferta hoteleira e aumentar a presença da oferta turística do Tapajós nos mercados nacionais e internacionais. A visão para o ano de 2025 é que todos reconheçam o Tapajós como sendo a melhor experiência turística da Amazônia, reconhecido pela singularidade de seus atrativos, pela excelência de suas ofertas de natureza e pelo conjunto diferenciado e qualificado de atividades e serviços integrados ao ambiente e ao modo de vida amazônico.

Para alcançar as metas, serão realizadas 37 ações do Programa de Estruturação do Destino, entre as quais: a promoção da qualidade ambiental e o ordenamento urbano, a sinalização turística, o projeto Orlas do Tapajós e melhoria dos acessos. Além destas, serão realizadas 30 ações do Programa de Produtos Turísticos, entre as quais: a segmentação de produtos, bancos de conteúdos e informações e serviço e equipamentos. O Plano, também, destaca oito ações do Programa de Gestão em Turismo: gestão do turismo sustentável, passaporte Destino Verde e regulação de serviços e equipamentos.

O Plano também pretende estabelecer uma nova identidade turística do destino, com a definição de projetos de promoção nos mercados e programas para monitoramento permanente da demanda e dos resultados da gestão. Para que isso aconteça, o setor de Marketing e Comunicação deve estar afinado, com Programas voltados para a Comunicação, Promoção e Competitividade e Inovação.

O prefeito Alexandre Von explicou que o Plano Estratégico é o primeiro instrumento de planejamento de fato com propostas, programas, projetos e ações institucionais no horizonte de um período de dez anos, para permitir que se promova o desenvolvimento sustentável do turismo nos dois Municípios. Von lembrou que o Plano Encontro está conectado com o Plano Estratégico Turístico do Pará, que por sua vez, foi alicerçado, guardando as diretrizes do Plano Nacional de Turismo do Brasil. “A minha expectativa e de todos que se envolveram na elaboração deste Plano, é que de fato a gente avance e estruture nossos Municípios, qualifique a oferta do turismo e insira mais empreendedores e mais pessoas na cadeia do turismo, garantindo um resultado que proporcione renda, mais trabalho e desenvolvimento no setor para Santarém e Belterra”, disse o prefeito.

Representando o Ministério do Turismo no evento, a coordenadora técnica do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (DPRDT/SUPDTUR/MTur), Ana Carla Fernandes Moura, convidada para participar do lançamento do plano, disse que ficou muito encantada com Santarém e que ao tomar conhecimento do plano, das ações e dos projetos que serão executados para potencializar o turismo da região, sentiu-se muito satisfeita com os resultados e com as propostas. Ela acredita que todo projeto elaborado com o envolvimento do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade pode trazer grandes benefícios para todos, através do turismo sustentável.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., também reforçou a importância do Plano para Santarém e Belterra. “O Plano começa a ser executado a partir do próximo semestre e pelos próximos anos, vamos, através do turismo, fortalecer nossas cadeias produtivas neste segmento e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do turismo”, disse.

Fonte: PMS
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