Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 23 de junho de 2015

Santarém ganha o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

A partir desta segunda-feira (22), os artesãos de Santarém, Belterra e região Oeste do Pará contam com um espaço próprio: o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, que abriu suas portas ao público. O mais novo equipamento inaugurado pelo Município será um importante vetor para o fortalecimento da cultura e do turismo em Santarém e região.

O prédio histórico que abriga o Cristo Rei pertence à Diocese de Santarém. As características foram mantidas. A Prefeitura investiu na restauração e reforma quase R$ 600 mil, com recursos próprios. O Município arrendou o prédio por um período de 10 anos, transformando-o no mais novo equipamento cultural e turístico do Município, para fomentar novos negócios, gerar emprego e renda.

O Cristo Rei é composto por 12 lojas para a exposição de produtos artesanais, uma loja para venda de plantas e flores artesanais. Ele conta ainda com sorveteria, uma lanchonete com venda de comidas regionais e três quiosques para exposições rotativas, além de caixas eletrônicos e internet wifi para lojistas e visitantes.

“Esse é um projeto de valorização de centenas de artesãos e produtores de flores e plantas. Ele também visa gerar renda, vai abrir novas oportunidades de negócios e fortalecerá a cultura tapajônica e o turismo de Santarém e região”, disse o prefeito Alexandre Von.

As lojas foram divididas geograficamente por região: Eixo Forte/Alter do Chão, Arapiuns, área urbana de Santarém (divididas em quatro categorias), Lago Grande, Resex Tapajós-Arapiuns, Flona do Tapajós/Belterra, CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), Aritapera e a loja composta por algumas famílias tradicionais de artesãos: Fona Camargo, Roque Lima, Mestre Izauro Farias de Sousa, Laurimar Leal e Dica Frazão.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., destacou que o Cristo Rei será um ambiente de negócios, para quem produz e gera renda. “Além disso, nosso objetivo é torná-lo uma referência cultural e turística para o nosso Município”, observou.

Homenagem a dois ilustres personagens do Cristo Rei
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Alexandre Von entregou duas placas comemorativas em homenagem a Ercio Bemerguy e Edinaldo Mota. A dupla de radialistas, que durante os anos 60, brilhou no Cristo Rei, apresentando programas de auditório, o mais famoso à época o E-29 Show, transmitidos pela Rádio Rural de Santarém.

Serviço
O Cristo Rei funcionará de terça à sábado de 09h às 21h. Aos domingos e feriados de 14h às 20h.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive