terça-feira, 23 de junho de 2015

Santarém ganha o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

A partir desta segunda-feira (22), os artesãos de Santarém, Belterra e região Oeste do Pará contam com um espaço próprio: o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, que abriu suas portas ao público. O mais novo equipamento inaugurado pelo Município será um importante vetor para o fortalecimento da cultura e do turismo em Santarém e região.

O prédio histórico que abriga o Cristo Rei pertence à Diocese de Santarém. As características foram mantidas. A Prefeitura investiu na restauração e reforma quase R$ 600 mil, com recursos próprios. O Município arrendou o prédio por um período de 10 anos, transformando-o no mais novo equipamento cultural e turístico do Município, para fomentar novos negócios, gerar emprego e renda.

O Cristo Rei é composto por 12 lojas para a exposição de produtos artesanais, uma loja para venda de plantas e flores artesanais. Ele conta ainda com sorveteria, uma lanchonete com venda de comidas regionais e três quiosques para exposições rotativas, além de caixas eletrônicos e internet wifi para lojistas e visitantes.

“Esse é um projeto de valorização de centenas de artesãos e produtores de flores e plantas. Ele também visa gerar renda, vai abrir novas oportunidades de negócios e fortalecerá a cultura tapajônica e o turismo de Santarém e região”, disse o prefeito Alexandre Von.

As lojas foram divididas geograficamente por região: Eixo Forte/Alter do Chão, Arapiuns, área urbana de Santarém (divididas em quatro categorias), Lago Grande, Resex Tapajós-Arapiuns, Flona do Tapajós/Belterra, CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), Aritapera e a loja composta por algumas famílias tradicionais de artesãos: Fona Camargo, Roque Lima, Mestre Izauro Farias de Sousa, Laurimar Leal e Dica Frazão.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., destacou que o Cristo Rei será um ambiente de negócios, para quem produz e gera renda. “Além disso, nosso objetivo é torná-lo uma referência cultural e turística para o nosso Município”, observou.

Homenagem a dois ilustres personagens do Cristo Rei
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Alexandre Von entregou duas placas comemorativas em homenagem a Ercio Bemerguy e Edinaldo Mota. A dupla de radialistas, que durante os anos 60, brilhou no Cristo Rei, apresentando programas de auditório, o mais famoso à época o E-29 Show, transmitidos pela Rádio Rural de Santarém.

Serviço
O Cristo Rei funcionará de terça à sábado de 09h às 21h. Aos domingos e feriados de 14h às 20h.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive