quarta-feira, 10 de junho de 2015

Santarém sediará 1º campeonato de Kitesurfe do Tapajós

O rio Tapajós será cenário do primeiro campeonato de Kitesurfe, que será realizado no período de 10 a 13 de setembro deste ano em Santarém, no oeste do Pará. O 1º Tapajós Kitesurf é uma promoção do Restaurante Casa do Saulo e contará com o apoio e parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur). Na manhã desta segunda-feira (8), o empresário Saulo Jennings foi recebido pelo secretário Valdir Matias Jr., para a apresentação do projeto e proposta de parceria para a realização do campeonato que reunirá em Santarém, os principais velejadores do País. A expectativa é que pelo menos duzentos competidores participem do evento, que movimentará o setor turístico do município, além de se tornar um grande atrativo esportivo para a região, já que se vislumbra a possibilidade de repeti-lo nos próximos anos.

Saulo Jennings ressaltou que o apoio do Poder Público é fundamental para o sucesso do evento, uma vez que o esporte é bastante conhecido e praticado em outras regiões. O contato com os atletas já foi feito e todos aceitaram a proposta de se realizar o campeonato em Santarém, na Amazônia. “O local escolhido foi o ponto alto para eles. O Tapajós, Santarém e a Amazônia são atrativos naturais que encantam as pessoas. O convite foi feito e aceito por todos e agora temos que formatar o projeto, pois trata-se de um evento de grande abrangência que movimentará todos os segmentos econômicos do município”, disse Saulo, ressaltando que o setor hoteleiro, setor de serviços, restaurantes, bares, transporte e outros serão beneficiados pelo apelo turístico que este campeonato se propõe.

A estimativa do coordenador é que cerca de 200 competidores participem do 1º campeonato de Kitesurfe cuja abertura ocorrerá no dia 10 de setembro, com uma apresentação de boas vindas aos visitantes/atletas, possivelmente no Mirante do Tapajós. No dia 11, às 8 horas, será realizada a primeira etapa do campeonato com os competidores realizando o Freestyle com os melhores kitesurfistas do Brasil e do mundo, uma etapa de Barlasota, saindo do trevo da Calcinha até a ilha em frente à cidade e retornando. À tarde, haverá uma apresentação dos equipamentos e explicações do sobre o esporte para estudantes da rede municipal de ensino e para a comunidade local.
No sábado (12), ocorrerá novamente uma apresentação dos kitesurfistas em frente à cidade e em seguida o início da largada do percurso Santarém/Carapanari (dow wind), com 22 quilômetros. “A chegada será na praia do Carapanari e lá ofereceremos um almoço para os participantes e uma festa para a população em geral”, explicou.

No domingo (13), a terceira e última etapa do 1º Tapajós Kitesurfe com apresentações de Freestyle e um campeonato de Barlasota.

Todos os eventos serão abertos ao público.

Saulo Jennings ressaltou que o evento tem tudo para ganhar espaço no calendário de eventos de Santarém e está incluindo dentro do que se propõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Santarém e Belterra, que será lançado no próximo dia 25 de junho. “A parceria público-privado é fundamental para potencializar o setor turístico de Santarém e a gente percebe o interesse do Poder Público quando aceita ser parceira de um evento que atrai não apenas atletas para a nossa cidade, mas potenciais turistas que vêm aqui consumir a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa gastronomia, os nossos serviços. Não é apenas um evento esportivo, é um atrativo do turismo”, afirma Saulo Jennings.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., explica que o evento tem um potencial gerador de renda muito grande, já que prevê a vinda de mais de 200 atletas, sem contar o pessoal de apoio e outros visitantes que serão atraídos pelo campeonato que é bastante apreciado por pessoas do Brasil inteiro. “Coincidentemente, estamos montando um calendário de eventos turísticos até o final do ano, um calendário que a gente possa institucionalmente apoiar. São esses eventos que queremos atrair, pois trazem um público de alto consumo. Vamos dar todo o apoio para a realização do campeonato para garantirmos o sucesso do evento”, disse.

O turismo de eventos é uma importante vertente do turismo e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, está atenta às possibilidades de apoiar e incentivar todo e qualquer projeto e proposta que possa garantir retorno econômico a Santarém, através do turismo.

O kitesurf é um esporte aquático, uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf, voo livre. O participante desliza sobre a água em uma pranchinha, puxado pelo kite, que atua como uma asa (pipa) impulsionada pelo vento.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive