segunda-feira, 20 de julho de 2015

Estudantes terão aulas de educação financeira

A partir do mês de agosto, estudantes do ensino médio de escolas estaduais receberão aulas de Educação Financeira, em programação organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN). As aulas nas unidades de ensino fazem parte do Programa Educação Financeira nas Escolas, uma iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), coordenada pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), com apoio do Ministério da Educação (MEC).A diretora de ensino médio da Seduc, Clara Yunes, destaca que 141 escolas estaduais receberão essa programação em um primeiro momento. “Inclusive, para essas unidades já foram enviados os livros do programa, que são em três blocos de conteúdos específicos, e ainda o kit do professor”, informou. Yunes participou em Brasília (DF), no final de junho, de reunião dos gestores de ensino médio em escolas públicas. Na ocasião, a representante da Seduc manteve contato com técnicos da AEF-Brasil e do Banco Central do Brasil, envolvidos no programa de educação financeira em estabelecimentos de ensino no País.

Nos livros do programa, os estudantes assimilarão orientações sobre a importância de um projeto de vida, consumo consciente, combate ao desperdício, o planejamento e uso consciente do dinheiro, entre outros aspectos essenciais para a chamada saúde financeira.

De acordo com a superintendente da AEF-Brasil, Sílvia Morais, a Educação Financeira é um dos temas interdisciplinares e transversais ao currículo mais discutidos na atualidade das escolas.

Um piloto do programa foi aplicado em 900 escolas brasileiras de ensino médio e obteve resultados positivos. Antes das atividades com os estudantes, haverá curso voltado para até três professores e coordenador pedagógico por escola. Os gestores, professores e estudantes da rede estadual podem obter informações sobre o programa no site www.edufinanceiranaescola.gov.br. “A partir de professores e estudantes nas escolas, os conteúdos da educação financeira também serão assimilados pelas famílias dos alunos, o que é muito bom no sentido de capacitação dos cidadãos para lidar com finanças pessoais e investimentos na vida pessoal e profissional”, observa Clara Yunes.


A adoção de aulas de educação financeira nas escolas da Seduc ocorre no momento em que a Secretaria em parceria com os tribunais de Contas do Estado (TCE-PA) e dos Municípios (TCM-PA) e a Secretaria da Fazenda (SEFA) orienta conselhos escolares de escolas estaduais e municipais sobre procedimentos relacionados à aplicação de recursos públicos em projetos pedagógicos. Essa ação começou por Santarém e se estenderá, a partir de agosto, aos outros 16 municípios-piloto do Pacto pela Educação do Pará, conjunto de ações do Governo Federal, prefeituras municipais, empresas parceiras, instituições, entidades e mecanismos internacionais, para elevar a educação paraense em cinco anos.

Articuladores - A Seduc tornou público o processo seletivo interno que tem como objetivo a seleção de servidor efetivo para atuar na articulação e no monitoramento dos Projetos e Programas desenvolvidos nas escolas públicas da rede estadual e em parceria com outras unidades educacionais dos municípios pilotos do Pacto Pela Educação do Pará. O período de inscrição ocorre de 20 a 28 de julho de 2015 no site da Seduc www.seduc.pa.gov.br.

Fonte: Seduc
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive