quarta-feira, 15 de julho de 2015

Índios suruí e gavião têm aulas de educação financeira contra a crise



As universidades do Estado e Federal do Pará realizam nos dias 15 e 16 de julho palestras de educação financeira para índios das etnias gavião e suruí-aikewara. As aulas acontecem no campus de Marabá da UFPA, e tratam de temas como orçamento doméstico e dívidas.

Segundo Alexandre Damasceno, vice-coordenador do grupo Grupo de Educação Financeira da Amazônia, que promove as palestras, a ideia é fazer um intercâmbio de saberes com comunidades tradicionais da Amazônia que, embora tenham uma origem ligada à caça e a coleta, precisam líder com inflação, recessão e crise. “Vamos ter trocas de saberes. A gente não vai só repassar conhecimento, a gente vai aprender muito com eles”, explica.

Os índios suruí-aikewara vivem na aldeia Sororó, que fica entre Marabá e São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará. Eles falam tuypi-guarani e sobrevivem da caça e criação de peixes e galinhas. Já os gavião, que se dividem entre Parkatejê e Kykatejê, moram na terra indígena de Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins.


Economia e qualidade de vida

Para a economista e professora Guaraciaba Sarmento, a gestão financeira está diretamente ligada a qualidade de vida: “Quando a gente olha a sociedade, a gente vê que cada dia mais é crescente o número de famílias endividadas, e esse endividamento começa na juventude, passa pela fase adulta e chega até a aposentadoria. O endividamento pode causar baixa qualidade de vida; existem dados que comprovam que a falta de educação financeira pode levar até ao divórcio”, explica.

“As pessoas precisam ter um controle das finanças, nesse tempo de crise em que estamos vivendo, para ter maior possibilidade de investimento, adquirir bens e até sair de uma dívida”, acredita a estudante Luana Barra.

Fonte: Amazônia.org
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive