quinta-feira, 9 de julho de 2015

Instituto Alcoa leva Nau dos Mestres para escolas de Juruti

Levar os estudantes a uma viagem pelo universo das Ciências para estimular a criatividade e melhorar a aprendizagem em sala de aula. É com essa proposta que o Instituto Alcoa, por meio do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, proporciona duas ferramentas inovadoras de ensino: o projeto Nau dos Mestres e apresentações do grupo Ciência em Show. As novidades estão sendo levadas às escolas que fazem parte do programa em seis cidades do Brasil, onde a Alcoa possui unidades de operação.

Em Juruti, município do oeste paraense onde a Alcoa opera uma mina de bauxita, seis escolas foram beneficiadas com as ações durante o Dia Ecoa, realizado no final de junho na escola Zelinda de Souza Guimarães, na zona urbana. A programação reuniu um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes e professores, e contou com a apresentação do Ciência em Show, grupo formado pelos cientistas e professores de Física da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Namen, Gerson dos Santos e Daniel Angelo. O trio, que possui um quadro em programa nacional de TV, mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência, mostrando como pode ser fácil e gostoso entender as maravilhas do mundo.

As escolas também receberam os kits do projeto Nau dos Mestres, composto por livros didáticos e um baú com materiais para que os alunos desenvolvam experiências científicas e aprendam na prática temas relacionados à química, física, energia, geometria, aerodinâmica, movimentos, luz, preservação da natureza e biologia. Para tornar o aprendizado motivador e aguçar a participação dos estudantes, os livros trazem como personagens os Mestres Merlin, Leonardo, Apolo e Gaia.

“Essa iniciativa tem como objetivo estimular a participação e envolvimento da comunidade em temas importantes. Os projetos do Instituto Alcoa aliam conhecimento e diversão para despertar o interesse de crianças e adultos, favorecendo seu desenvolvimento. Além disso, todas suas ações são voltadas para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desta forma, conseguimos levar informação às crianças das comunidades, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

A estudante Cassiane de Andrade, 9 anos, cursa o 4º ano na escola Zelinda Guimarães. Ela ficou encantada com a novidade. “Achei muito legal essa forma de ensinar a Ciência. Isso vai fazer a gente aprender mais e a compartilhar com os amigos”, declarou.

O professor Eleutério Lima destacou que o Nau dos Mestres é a uma excelente ferramenta para incentivar o aluno a pesquisar mais. “Através dos materiais, a gente trabalha com diferentes técnicas e ‘brincando’ o aluno aprende muito. É uma forma de incentivar a leitura, trabalhar cálculos e ver o outro lado da Ciência”, observou.

Para os próximos meses, o Instituto Alcoa prevê a realização de três módulos de formação com professores, projetos ambientais para melhorias das escolas e evento de celebração das atividades do ano ainda como parte do Programa ECOA.


Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 105 milhões em quase 2.100 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras. A contribuição dos funcionários já resultou em mais de 1.4 milhão de horas de trabalho voluntário. Para mais informações, visitewww.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Anselmo Colares se afasta da vice-reitoria e assume candidatura independente na eleição para reitoria da Ufopa

Professor Pós-Doutor em Educação Anselmo Colares lançará chapa independente. Foto: Blog do Jeso O professor e pós-doutor em Educaçã...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive