segunda-feira, 20 de julho de 2015

Onda de assaltos em Santarém deixa população apavorada

Membros da gangue do 'Cadáver'
A população santarena vive dias de insegurança e medo devido a onda de assaltos praticada por criminosos extremamente perigosos e violentos. Os moradores estão assustados com a grande quantidade de assaltos que tem ocorrido na cidade. A maioria desses crimes ocorre durante a noite. Nos últimos dias, empresários, pequenos comerciantes e moradores têm sido vítimas desses bandidos que agem com covardia e uso de força. Armados até os dentes, esses facínoras tocam o terror e intimidam a população que não está mais segura nem dentro de suas residências. A frieza dos assaltantes coloca em perigo a vida de inocentes. Para tentar conter esse tipo de crime, as polícias Civil e Militar não têm medido esforços para tentar desbaratar as quadrilhas que estão praticando assaltos a mão armada. As investigações feitas pelo serviço de inteligência da polícia aponta que muitos desses crimes são cometidos por ex-presidiários e até por bandidos que cumprem pena, mas que encontram-se foragidos da penitenciária de Cucurunã.

Na semana passada, a polícia conseguiu prender várias pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos. Algumas dessas prisões ocorreram graças ao trabalho de monitoramento feito pelas câmeras de segurança espalhadas em vários pontos da cidade, do centro à periferia. Esse serviço tem sido importante, pois foi graças às filmagens que a polícia conseguiu, por exemplo, colocar atrás das grades, membros de uma perigosa quadrilha de assaltantes comandada pelo detento ‘Cadáver’, que já está preso.

Quadrilha - Segundo a investigação da polícia, Rafael do Carmo Pereira, o ‘Cadáver’ seria o chefe da quadrilha que praticou diversos assaltos em Santarém nos últimos dias. O delegado Herbert Farias Jr., explicou à imprensa que o criminoso, mesmo preso, repassava orientações aos comparsas. “Ele dava ordens para que fossem feitas cobranças de drogas e ordem para que fossem feitos os assaltos”, disse o delegado.

As investigações policiais apontaram para o envolvimento dele com os assaltos durante a prisão de seis integrantes da quadrilha, ocorrida na noite da última segunda-feira (13). Os criminosos assaltaram um posto de combustível, mas não conseguiram fugir porque as filmagens feitas pelas câmeras ajudou a polícia a impedir a fuga. “Quando prendemos esse grupo, o celular de um dos suspeitos recebeu uma ligação e era o ‘Cadáver’ do outro lado da linha”.

Ostentação – Os policiais apreenderam os celulares que estavam com os bandidos e em um deles, a polícia encontrou um vídeo do bando em uma residência na comunidade Estrada Nova, na Curuá-Una. A filmagem mostra ‘Cadáver’ junto com alguns comparsas comemorando à beira da piscina e exibindo armas, além de consumir bebida e drogas. Algumas fotos dessas farras eram publicadas nas redes sociais. “Eles faziam farra com o dinheiro roubado durante os assaltos. Nas imagens está claro que o ‘Cadáver’ era o chefe do bando. Ele era chamado pelos comparsas de ‘famoso patrão’”, disse Herbert Farias.

Durante a prisão dos criminosos, os policiais apreenderam uma moto, um carro, um revólver, celulares e R$3.500. Os veículos foram adquiridos com o dinheiro roubado pelo bando de ‘Cadáver’.

O delegado informou que a polícia continua investigando o envolvimento de outras pessoas, inclusive detentos que, assim como ‘Cadáver’, mesmo presos, comandam o crime fora da cadeia.

Rafael do Carmo Pereira foi recapturado no último dia 1º deste mês. Ele fugiu do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã, em fevereiro deste ano. 


Susipe - A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), informou que o detento Rafael do Carmo Pereira é um preso condenado e provisório (já foi julgado por um crime e aguarda sentença para outros). Ele responde a processos por ameaça, homicídio qualificado, roubo qualificado e tentativa de roubo. A Susipe informou também que o detento cumpre medida disciplinar no CRASHM. A Susipe esclarece que ainda não foi notificada, oficialmente, pela Polícia Civil sobre o suposto envolvimento do detento no caso e só irá se pronunciar após a conclusão das investigações.

Monitoramento – As câmeras de segurança instaladas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública têm sido uma ferramenta importante no combate à criminalidade em Santarém. Os equipamentos já flagraram diversas ações delituosas e na maioria delas, o resultado tem sido sempre positivo. O monitoramento é feito 24 horas.

Presos – Foram presos acusados de praticarem assaltos na cidade: Angelo Andrew Maucher Correia, 22 anos, Raylton Wesley Xavier Bentes, 25 anos, Brenda Dalila Nascimento Ferreira, 21 anos, condenada por tráfico de drogas e que segundo informações da polícia, era uma das pessoas que comandava o bando juntamente com ‘Cadáver’, e Hiago Oliveira Guedes, 23 anos.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive