quarta-feira, 1 de julho de 2015

Operação Verão 2015 envolverá um grande aparato logístico

Começa nesta quarta-feira, 1º, e prossegue até o dia 6 de agosto a “Operação Verão”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Nas ações integradas, que se estenderão por todas as Regiões de Integração do Pará, será empregado um grande aparato reunindo dezenas de veículos, motocicletas, caminhões-tanque, quadriciclos, helicópteros, voadeiras, lanchas, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio.

Para o titular da Segup, Jeannot Jansen, os transportes e demais recursos a serem usados pelas instituições, em toda a operação, mostram a preocupação do governo do Estado com relação à segurança da população, tanto das pessoas que permanecerão na capital, como dos veranistas e turistas que se deslocarão para os principais balneários do Estado.

Para atuar de forma efetiva e integrada nas 122 localidades elencadas no planejamento da Operação Verão, as polícias Civil e Militar reuniram uma frota de destaque para a melhor resolução das ocorrências. Os quase quatro mil PMs, entre oficiais e praças, estarão atuando com 110 viaturas e 46 motocicletas, enquanto que delegados, investigadores, escrivães e pessoal administrativo da Polícia Civil farão uso de 25 veículos em reforço nos fins de semana.

Instituição que reúne grande demanda de ocorrências na época das férias, o Corpo de Bombeiros Militar vai colocar à disposição dos veranistas mais de 30 veículos para atuar na capital e nas praias e principais balneários no período do veraneio. Os 1.007 bombeiros, envolvendo também a Defesa Civil, estarão em ação com viaturas, unidades de resgate, motocicletas, embarcações, ônibus, viaturas de atendimento rápido, jipe e para atendimento aquático, caiaque, lanchas e pranchão. Tubo de salvamento e nadadeiras integram ainda o rol de recursos de salvamento.

Terra e ar – Tradição quando se fala em operações de veraneio, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) chega com novidade nessas férias de julho. Quatro quadriciclos ajudarão na operação em praias como Atalaia, em Salinópolis. Além disso, ações dos 160 agentes, entre as quais as blitzen, terão o emprego de veículos e motocicletas.

O Sistema de Segurança Pública também planejou ações de salvamento aéreo. Nesse atendimento, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) vai dinamizar o socorrismo de possíveis situações críticas em praias, por exemplo, mas também no suporte às operações das polícias. São dez aeronaves, sete de asas rotativas e três de asas fixas, que estarão aptas para operar a partir de seis bases físicas: Belém, Salinas, Redenção, Altamira, Marabá e Santarém. Os comandos dos aviões e helicópteros estarão sob a responsabilidade de 24 pilotos com o apoio de 30 operadores especiais. 


Para os turistas e veranistas que vão usar as embarcações como transporte ou para a diversão, o Grupamento Fluvial segue com reforço integrado das polícias Civil e Militar. Quase 30 embarcações, voadeiras e lanchas estarão atuando em áreas da capital e de regiões importantes como o Estreito de Breves, por onde circulam balsas provenientes de Manaus, Macapá e Santarém com destino de Belém, e que têm sofrido ataque de “piratas”.

Integrado ao trabalho da Polícia Civil, mas também às operações conjuntas durante a Operação Verão, o Centro de Perícia Científica Renato Chaves estará com bases de atuação no distrito de Mosqueiro e em Salinópolis. Atuará com veículos e viatura-móvel que dispõe de aparato técnico necessário ao atendimento pericial, sobretudo para possíveis levantamento de locais de crime e emissão de laudos.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive