segunda-feira, 6 de julho de 2015

Opinião: Recadastramento biométrico

Começou na semana passada, o cadastramento biométrico dos eleitores dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. O trabalho é feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) e tem por finalidade atualizar os dados de todos os eleitores votantes dessas cidades por meio do sistema de biometria. A partir da eleição do próximo ano, o eleitor somente terá direito ao voto se estiver cadastrado neste sistema. A maioria das cidades brasileiras já concluiu o processo, algumas inclusive já tiveram pleito com o voto biométrico. O Pará é um dos poucos estados onde em muitos municípios o recadastramento ainda não foi concluído. Em Santarém, de acordo com o último levantamento feito pela Justiça Eleitoral, estão aptos a votar mais de 200 mil eleitores, o que projeta o município, em 2016, à possibilidade de se ter dois turnos nas eleições municipais.

Todavia, por causa do recadastramento, prevê-se que este número seja reduzido bruscamente, já que muito eleitor mora em outras cidades e só aparece por aqui para votar, ou seja, dificilmente, este eleitor virá para fazer o recadastramento. Levando em conta a última convocação feita pela Justiça Eleitoral para justificar a ausência nas últimas eleições, resultou no cancelamento de mais de três mil títulos de eleitores, a possibilidade de o recadastramento biométrico reduzir o número de eleitores válidos é grande, o que tornaria inviável, portanto, a realização do segundo turno em 2016. Partidos políticos interessados numa disputa ampla, na composição de alianças e na possibilidade de disputar a eleição em dois turnos, estão dispostos e ajudarem a Justiça Eleitoral no chamamento dos eleitores para o recadastramento. O segundo turno é visto pelos partidos nanicos como a chance de entrar no páreo em condições menos desiguais ante as grandes legendas.

É importante que o eleitor procure atender ao chamado do TRE e faça seu recadastramento, pois sem seus dados atualizados, ele não terá o direito de exercer seu direito constitucional e escolher seus próximos representantes. O recadastramento é importante para que o processo eleitoral ocorra com segurança e transparência. Portanto, exerça sua cidadania, antes, durante e após as eleições. Participe!
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive