segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional será realizada em Santarém

No período de 27 a 31 de julho, será realizada em Santarém, a pesquisa de campo da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae nos últimos seis anos, executado pela Fundação Getúlio Vargas. É a primeira abordagem brasileira a medir a competitividade de destinos turísticos.

A metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução de 65 destinos turísticos brasileiros, a partir do entendimento de que a competitividade é “a capacidade crescente de um destino de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva”.

A pesquisa de campo é realizada através de entrevistas pré-agendadas com representantes da administração pública e iniciativa privada que atuam direta e indiretamente com o turismo no município com objetivo analisar a competitividade turística dos destinos indutores com base em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), dará apoio aos pesquisadores no levantamento das informações por ser o órgão gestor do turismo municipal.


Em 2011, pelo seu excelente desempenho, na categoria Não-Capitais, nas dimensões de “Cooperação regional” “monitoramento” e “marketing e promoção do destino” Santarém recebeu o prêmio do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

A partir dos resultados produzidos por este Índice, gestores municipais, estaduais e nacionais possuem informações relevantes para o planejamento de seus investimentos no setor e o gerenciamento dos recursos necessários para o desenvolvimento de vantagens competitivas do destino neste segmento.

Mais informações: Renata Paulo (93) 99121-4674
Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico

Serviço: Pesquisa de campo da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015

Local: Santarém

Data: 27 a 31 de julho de 2015
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive