segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura entrega as novas instalações do Centro de Atendimento ao Turista de Alter do Chão

CAT já está em pleno funcionamento. Foto: Emanuel Júlio Leite
Desativado desde outubro do ano passado e sem condições de receber visitantes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de Alter do Chão, reabriu suas portas ao público na tarde da última sexta-feira (10). O espaço foi reinaugurado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), ainda como parte da programação de aniversário de Santarém. O CAT foi totalmente revitalizado e ganhou novos atrativos como forma de chamar ainda mais a atenção dos turistas que visitam a comunidade.

A reinauguração do equipamento público reforça o papel do Poder Público na elaboração de ações voltadas ao fortalecimento do setor turístico, sobretudo após o lançamento do Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra.

“O local estava desativado havia bastante tempo e em poucos meses, a Prefeitura disponibiliza o CAT com novo visual e com mais informações para repassar para os nossos visitantes e também para a nossa comunidade”, comemora Mauro Vasconcelos, administrador da Vila de Alter do Chão.

Para César Carmona, presidente da Associação dos Artesãos da Vila de Alter do Chão, o CAT é mais um espaço para que os artistas possam expor seus produtos em um ambiente tipicamente regional, com atrativos que vão proporcionar aos visitantes mais diversidades de produtos e informações sobre o Município. “Importante ressaltar o papel da Prefeitura em possibilitar ferramentas para que os artesãos possam divulgar o seu trabalho de forma mais ampla em locais próprios, a exemplo do Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós e agora do CAT. No Cristo Rei já começamos a notar a importância do espaço para a nossa categoria, pois as vendas estão boas. Quero dizer que todo artesão que tenha interesse em expor seus produtos aqui, que nos procure e participe conosco para que o nosso segmento. O que o prefeito Alexandre Von está fazendo pela cultura, pelo artesanato do Município, nunca será esquecido, pois nenhum prefeito jamais olhou por nós”, destacou.

A Associação dos Artesãos de Alter do Chão estará com pelo menos nove artistas expondo seus produtos diariamente no CAT.

Durante a solenidade de reinauguração, o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., que no ato representou o prefeito Alexandre Von, ressaltou que o CAT não será mais apenas um lugar para o turista apreciar o por do Sol, mas um local cheio de opções, serviços e informações, ambientes para tirar fotos em painéis com temática regional, além da exposição de produtos feitos por artesãos de Alter do Chão, da Flona, da Resex/Tapajós/Arapiuns e do Lago Grande.

“No CAT vamos aliar vários serviços para a boa recepção ao turista. Temos uma cabine de informação turística com profissional bilíngue para atender nossos visitantes. Artesanato de altíssima qualidade, painéis destacando nossa arte e nossa cultura. Estamos entregando um equipamento público com o propósito de fortalecer o nosso destino turístico dentro da região do Tapajós, que é a Amazônia Espetacular. É uma ação já do nosso Plano Estratégico de Turismo que começamos a implementar”, informou o secretário.
A revitalização do CAT foi possível, também, graças a parcerias firmadas pelo Poder Público com o Serviço Florestal Americano, ICMBio, Comflona, Comtur, Resex, SEMINFRA e Conselho Comunitário de Alter do Chão. O Serviço Florestal Americano, por exemplo, teve papel fundamental na decoração artística do espaço, com painéis, pintura, design gráfico e disposição dos produtos e atrativos turísticos.

O CAT vai funcionar todos os dias, funcionando até às 20 horas. Após as 22 horas, o acesso ao local não será permitido e terá vigilância 24 horas. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive