segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Fiação elétrica precária coloca população em risco

Mais um poste pegou fogo em uma das ruas do centro comercial de Santarém, no oeste do Pará, e assustou moradores e comerciantes na avenida Barão do Rio Branco, entre as ruas Galdino Veloso e Floriano Peixoto, na última terça-feira (25). O fogo começou após um curto-circuito e danificou parcialmente a rede elétrica naquele perímetro, deixando o quarteirão inteiro sem energia elétrica. Não houve danos mais graves, apesar do susto. De acordo com os lojistas, a maioria das fiações elétricas nas ruas do centro da cidade está comprometida e oferece riscos à população e, principalmente aos comerciantes, que cobram manutenção da rede de energia de todas as ruas do comércio, pois este não foi o primeiro caso de incêndio em postes. O blog Quarto Poder percorreu algumas vias do comércio e constatou que em muitos postes, o emaranhado de fios acentua a preocupação da classe empresarial com relação à precariedade da fiação elétrica que volta e meia entra em curto apavorando comerciantes e pedestres.

O comerciante Laurindo Aguiar, por exemplo, falou do seu medo e do medo das pessoas que transitam pelas ruas onde há, visivelmente, postes em condições precárias, que além de ameaçarem cair a qualquer momento, estão com muitos fios emaranhados e que provocam pequenos curtos, assustando os pedestres. “É uma situação preocupante, pois todo mundo pode perceber que a rede de energia do centro comercial está comprometida e vários incidentes já foram registrados, com postes pegando fogo por causa de curtos-circuitos e a concessionária não promove a mudança dessas redes”, disse Aguiar.

Em algumas ruas do centro comercial da cidade, pelo que constatou a reportagem, vários curtos-circuitos nas redes de energia elétrica já foram registrados assustando comerciantes locais. “O que se percebe é que grande parte da fiação é antiga e em alguns postes há muitos fios entrelaçados que podem provocar um problema de graves proporções. A empresa responsável pela manutenção desse serviço deveria inspecionar toda rede elétrica da área comercial de Santarém para garantir a segurança de todos”, completou o lojista Roberto Coelho.

Celpa explica motivos de curtos-circuitos no comércio

O blog, após verificar a situação desses postes, inclusive com registro fotográfico, e ouvir comerciantes, moradores e pedestres sobre o que eles esperam que seja feito para evitar novos incidentes deste como ocorreu com a fiação do poste da avenida Barão do Rio Branco, entrou em contato com a assessoria de comunicação da Celpa que respondeu a vários questionamentos feitos pela reportagem. Abaixo, transcrevemos na íntegra o que a concessionária de energia elétrica explica sobre estes casos.

Blog Quarto Poder: A Celpa realiza algum tipo de inspeção nas redes que fornecem energia ao centro comercial da cidade? De quanto em quanto tempo esse serviço é realizado?

Celpa: A Celpa realiza inspeções periódicas na rede, conforme cronograma direcionado pelo plano de manutenção da concessionária, que é realizado com base no estabelecimento de regras de priorização e classificação dos alimentadores, ramais de média tensão e transformadores quanto à criticidade e análise de desempenho dos mesmos.

Blog Quarto Poder: Por que tem ocorrido tantos incêndios nas redes elétricas do centro da cidade?

Celpa: A concessionária informa que a maior parte das queimas que ocorrem nos padrões de ligações de energia elétrica é provocada por curtos-circuitos. Isso pode ocorrer devido ao aumento de carga sem o prévio aviso à concessionária. Para evitar os curtos-circuitos, a Celpa orienta - conforme determina a legislação do setor elétrico – que o cliente entre em contato com a concessionária para informar sobre o aumento de carga. Dessa forma, serão feitas as adequações necessárias no sistema de distribuição a fim de evitar acidentes.

Blog Quarto Poder: O amontoado de fios não sobrecarrega a rede?


Celpa: Quanto aos emaranhados de fios, os que são mostrados nas imagens referem-se a empresas de telefonia. Ocorrências desta natureza, envolvendo rede elétrica, quando chegam ao nosso conhecimento são imediatamente tratadas, uma vez que podem provocar curtos circuitos e consequentemente, interrupções no sistema.

Blog Quarto Poder: A fiação é antiga? Existe algum planejamento para trocar essa fiação por novos cabos?

Celpa: Dentro do cronograma de inspeção desses condutores é verificada a real necessidade de substituição, o que já foi feita em algumas situações recentes no centro comercial do município, como por exemplo, na Tv. Quinze de Agosto, entre Galdino veloso e Siqueira Campos e na Rua Floriano Peixoto, entre Quinze de Agosto e Quinze de Novembro.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive