segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Semtras e Semdetur vão promover cursos para usuários dos CRAS

Uma parceria envolvendo as Secretarias de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR) vai possibilitar a oferta de cursos de qualificação para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  A parceria foi fechada entre os titulares das Pastas, Zuíla Wanghon (SEMTRAS) e Valdir Matias Jr. (SEMDETUR). A reunião contou com a presença de representantes do SEBRAE, SEST/SENAT, Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Pará (IFPA), além de coordenadores dos CRAS e o infocentro Casa Brasil.

A reunião teve como foco principal encontrar maneiras de promover a qualificação profissional para os usuários desses espaços para que eles possam, de alguma forma, ser inseridos no mercado de trabalho e, também, voltar ao convívio social. O CRAS é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr. explicou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) reduziu sua disponibilidade de cursos que a assistência social promove à população. Com criatividade e integração, as duas Secrearias (SEMDETUR e SEMTRAS), estão procurando outras saídas para continuar com a promoção de qualificação profissional para os jovens, usuários dos CRAS.

“Essa foi a primeira reunião para que fizéssemos o levantamento dos cursos que existem na cidade, por meio da Casa Brasil e TIN [Telecentro de Informação e Negócios], por exemplo, que são centros ligados à SEMDETUR, para que os CRAS possam qualificar nossos jovens em situação de risco e buscar um caminho que lhes proporcionem o retorno ao convívio social e sua inclusão no mercado de trabalho”, disse o secretário.

Por sua vez, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, destacou que a demanda dentro dos CRAS é grande e o público atendido pela instituição é de vulnerabilidade muito grande também.

“Estamos em busca de novos parceiros para dar uma luz para os usuários. Essa reunião foi bastante proveitosa para conhecer o trabalho da SEMDETUR e conversar com os demais parceiros. O objetivo é garantir melhor visibilidade e oferta de cursos de qualificação para os usuários dentro da assistência social. Os cursos serão voltados para as mães dos usuários e os jovens que frequentam os serviços de assistência social”, disse a titular da Semtras. (PMS)

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive