quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mais de 700 mortos em peregrinação islâmica a Meca

Ao menos 717 pessoas morreram e 805 ficaram feridas nesta quinta-feira (24) em um tumulto no bairro de Mina, durante a peregrinação anual de muçulmanos a Meca, segundo um balanço atualizado da Defesa Civil da Arábia Saudita.

De acordo com a Defesa Civil, seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos no local da tragédia e orientam os peregrinos para "rotas alternativas".
Associated Press

Até o momento não foram divulgados os motivos que teriam provocado a correria em Mina, local que realizou nos últimos anos obras de infraestruturas para facilitar o deslocamento dos peregrinos.

Mina fica localizado a cinco quilômetros da cidade sagrada de Meca e acomoda anualmente milhares de peregrinos em tendas climatizadas.

Mais de dois milhões de muçulmanos iniciaram nesta semana o Hajj, a peregrinação sagrada a Meca. Todo seguidor da religião deve comparecer ao menos uma vez na vida ao evento, anual, desde que possua meios financeiros suficientes para tal.

Neste ano, o Hajj acontece entre 22 e 26 de setembro. Um dos principais rituais consiste em dar sete voltas ao redor da Cabaa, a construção mais sagrada do islã, localizada no pátio central da Grande Mesquita —local para onde os muçulmanos se voltam ao realizar suas orações.

O evento ocorre este ano semanas após a queda de um guindaste que integrava as obras de ampliação do local, que matou ao menos 107 pessoas.

A peregrinação, considerada o maior encontro anual de pessoas no mundo, também inclui uma série de outros procedimentos, como orações, caminhadas e sacrifício animal.


Em janeiro de 2006, uma tragédia similar no mesmo local matou 364 peregrinos.


Nesta quinta-feira, primeiro dia da festa do Adha, os peregrinos iniciaram um ritual de apedrejamento de satanás, no vale de Mina, região oeste da Arábia Saudita.

O ritual consiste no ato de lançar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande pilastra que representa satanás, e no dia seguinte contra três grandes pilastras (grande, média e pequena).

Fonte: Agências de notícias/FPS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive