Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Plano de arborização do residencial Salvação passará por vistoria da Semma

Por: Silvia Vieira*

Nos próximos dias a fiscalização ambiental da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizará vistoria no Residencial Salvação, do programa Minha Casa Minha Vida, para verificar se o plano de arborização apresentado ao órgão foi cumprido na sua totalidade.

No início do ano, a empresa responsável pela construção do residencial fez um levantamento das espécies da região que melhor se adaptam aquele tipo de solo, apresentou à Semma e obteve aprovação. Posteriormente, fez compras, inclusive, em viveiros de Monte Alegre para conseguir mudas em número suficiente para a arborização do empreendimento.

A Semma acompanhou o início do plantio das mudas ainda no período chuvoso, quando a empresa também estava executando o paisagismo com plantação de grama que vai ajudar no processo de contenção das águas pluviais.

A arborização e o paisagismo eram condicionantes que nós estabelecemos para que a execução do projeto. Nós notificamos e a empresa iniciou o processo de execução do paisagismo e agora faremos uma vistoria para ver se a empresa cumpriu a arborização das 3.081 unidades habitacionais. Mas no plano que foi oferecido havia a escolha por espécies da região Amazônia, que formam copa, inclusive algumas frutíferas” informou Podalyro Neto, secretário municipal de Meio Ambiente.

O titular da Semma também destacou a importância da arborização do espaço do residencial Salvação para dar conforto térmico às famílias que irão morar nas 3.081 unidades habitacionais ali construídas.

“O paisagismo envolve a questão estética com relação a harmonização daquele espaço. A temática da arborização vai além. Nós temos uma amplitude térmica muito pequena. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é muito pequena. A cidade tem temperatura alta, então a arborização tem papel fundamental para a melhoria da qualidade térmica, de você diminuiu aquilo que popularmente a chama de quentura, naquele espaço. É claro que a árvore também é importante para sequestrar carbono do meio ambiente. Mas no caso do residencial, nosso pensamento acerca da arborização foi com a melhoria da qualidade térmica daquela área”, frisou.


Antes de conceder Licença de Operação para o residencial Salvação, a Semma vai se certificar de que todas condicionantes foram cumpridas, como: arborização, paisagismo, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e drenagem profunda das águas pluviais.

O titular da Semma ressalta que embora a empresa EmCasa tenha feito as obras de drenagem profunda no residencial Salvação, é preciso resolver o problema de drenagem no entorno, com a construção de piscinões para absorver a água da chuva e material sólido carregado pela enxurrada, a fim de que o Lago do Juá não venha a sofrer novos impactos ambientais decorrentes da implantação do residencial.


*É jornalista
Fonte: O Estado Net
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive