sexta-feira, 30 de outubro de 2015

GDA realiza XXI edição da Caminha Ecológica 2015

Por: Martha Costa*

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro o Grupo de Defesa da Amazônia, em parceria com as Comunidade do Eixo Forte, realiza em Santarém, no oeste do Pará, um dos maiores eventos de cunho ecológico, turístico e social da região, a XXI edição da Caminhada Ecológica, evento que reúne em média 150 pessoas que percorrem 40 quilômetros de praias, com saída do Maracanã, na área urbana da cidade, até a praia de Alter do Chão. Durante os percursos os participantes além de contemplar as belezas das praias de água doce e areia branca, também ajudam na preservação ambiental recolhendo os resíduos sólidos deixados pelo homem.

Todos os anos a caminhada percorre 14 praias do litoral de Santarém de onde recolhe em média mais de duas toneladas de lixo das mais diversas espécies, garrafas plásticas, sacolas, pneus, resíduos sólidos que podem levar até 500 anos para se decompor no meio ambiente além de poluir as belezas do Rio Tapajós. Segundo uma das coordenadoras do evento, Valéria Bentes, este ano antecedendo a Caminhada Ecológica já foram realizadas ações nas praias do Pajuçara e Juá, local onde a ação do homem tem causado impactos ambientais incalculáveis como o assoreamento do lago, que antes só era possível a travessia a nado, ou em embarcações de pequeno porte e que agora praticamente secou.

Como acontecem todos os anos as inscrições prosseguem na sede do GDA, que fica localizado na Travessa Agripina de Matos, n° 203, bairro do Laguinho. “As inscrições este ano custam R$ 40,00 e dá direito a um kit com camisa, uma cuia, água durante todo o percurso e um café da manhã no dia 1 de novembro, além do apoio logístico durante o evento. Nós sabemos das dificuldades que é realizar um evento como este, são 21 anos de luta pela sensibilização em prol da nossa maior riqueza natural que são as nossas praias, e o percurso a cada ano modifica e a gente percebe como o meio ambiente clama por socorro urgente”, enfatizou a coordenadora após divulgar que mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (93) 3522-6852 / 991953465.

A saída da Caminhada Ecológica será às 8h da Praia do Maracanã, primeira parada na Praia do Juá, onde a comunidade recepciona os caminhantes com um Tarupá, bebida indígena produzida a partir da fermentação da massa da mandioca, segue até a praia do Pajuçara onde a comunidade realiza a venda das refeições aos caminhantes. Após uma pausa a caminhada retorna até a Praia de Ponta de Pedras, onde acontece uma tradicional piracaia e roda de conversa sobre a importância da preservação ambiental. Pela manhã, após um café regional, a caminhada prossegue até a praia de Alter do Chão, onde a comunidade faz a recepção dos caminhantes.

A Caminhada Ecológica é uma realização do GDA em parceria com as Comunidades do Eixo Forte e tem apoio da Colônia de Pescadores Z-20, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma), Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa).


*É jornalista
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive