segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Greve os bancários começa nesta terça-feira no Pará



Os bancários do Pará entram e greve nesta terça-feira (6) por tempo indeterminado. A paralisação afetará bancos privados e públicos. A decisão de aderir ao movimento grevista, que tem caráter nacional, foi tomada durante assembleia ocorrida no último dia 1º deste mês. Nesta segunda-feira (5), em Belém, haverá uma rodada de negociação específica com a direção executiva do Banco do Estado do Pará (Banpará). Às 18h, os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia de organização da greve na sede do Sindicato dos Bancários, na rua 28 de Setembro, 1.210, bairro do Reduto, na capital do estado.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informa que a greve é nacional, conforme aprovado em assembleias realizadas em diversos estados. “Amanhã, primeiro dia da greve, devemos ter comissões de esclarecimento no Basa [Banco da Amazônia], Banpará, Bradesco e Banco do Brasil da avenida Presidente Vargas, nas chamadas áreas das matrizes e direções gerais. Também, vamos percorrer a Caixa São Brás, o Itaú e Santander da avenida Nazaré’’, informou a diretora da Federação dos Bancários da Região Centro Norte e representante da CUT no Pará, Vera Paoloni. 
Também haverá atuação direta dos trabalhadores junto as agências bancárias em Santarém e Marabá.

A categoria pede reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. A 25 de setembro, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de reajuste salarial de 5,5%, com piso de R$ 1.321,26 a R$ 2.560,23. O aumento incidiria também sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 2.500,00. Mas, para Vera Paoloni, a proposta é desrespeitosa, por não cobrir nem a inflação do período, que ficou em 9,88% em agosto deste ano.

Veja como enfrentar a paralisação das agência:

A greve não isenta o consumidor de pagar suas contas dentro do prazo estipulado pelo credor. Então, para evitar eventuais encargos, como multas e juros pelo não pagamento da dívida em dia, a primeira atitude é ligar para a agência na qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Caso tenha aderido, procure saber se outra agência está operando.

Na impossibilidade de utilizar uma agência bancária, a solução é procurar, o quanto antes, o credor e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, e outros.

Lembrando que a greve não afeta o funcionamento dos caixas eletrônicos das instituições financeiras.

De acordo com o Procon, diante de um cenário de greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.

COMPROVANTES

O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quando os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e telefone.

"No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo", diz o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor).

ÁGUA, LUZ E TELEFONE

As contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.

CONTAS EM ATRASO

Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco (internet, telefone, corresponde bancário).

As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

No caso dos títulos de cobrança - condomínio, escola, academia, financiamentos - a orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).


O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.

Caso o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.

Basta acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.

Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.

VEJA AS OPERAÇÕES DE CADA CANAL

Caixas Eletrônicos

- Pagar contas: pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; Pagamento e de cartão de crédito.

- Saques e depósitos: Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc.

- Outros serviços: bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Correspondentes

São os supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios.

- Pagar contas: água; luz; telefone --com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
- Sacar dinheiro e benefícios: bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético - limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.

- Depositar: em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000 ou em até três transações por dia.

- Outros serviços: Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking

- Consultas: saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com Cartões de Débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.

- Pagamentos: DDA (Débito Direto Autorizado); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueio de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); GFIP - FGTS; GPS - INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.

- Transferências: entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.

- Outros Serviços: solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Banco por telefone

- Pagamentos: pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.

- Consultas: consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.

(Com informações do jornal Folha de SãoPaulo)
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