terça-feira, 6 de outubro de 2015

Monte Alegre: Crime ocorrido em 2006 é julgado em Belém

Três acusados de crime cometido em 2006 na cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará, estão sendo julgados em sessão do tribunal do Juri em Belém, iniciada na segunda-feira, 5, e prevista para encerrar nesta terça-feira,6. Atua pelo Ministério Público do Pará o promotor de justiça José Rui de Almeida Barbosa. Os réus são dois comerciantes e um policial militar, acusados do homicídio de dois adolescentes, com uso de tortura. A sessão é presidida pelo juiz Edmar Pereira.

O caso foi desaforado para Belém a pedido da promotoria de Monte Alegre, para resguardar a segurança dos jurados e garantir a isenção, já que os réus são pessoas influentes na região e o crime causou grande repercussão na época. Anaray Caldas Franco e Adinelson Brito Ferreira respondem pelo homicídio dos adolescentes Quedson Nunes da Silva, 18 anos, e Jedielson Antonio de Oliveira Freitas, 17 anos. Jairo Nobre de Lima foi pronunciado por corrupção ativa de testemunha, prevista no art. 343 do Código Penal, e por conexão, julgado pelo Tribunal do Júri Popular.

A sentença de pronúncia relata, com base na denúncia apresentada pelo MPPA, que na manhã do dia 19 de janeiro de 2006 os corpos das vítimas foram encontrados às proximidades da Serra da Lua, região do Ererê, em Monte Alegre. Foram enterrados em cova rasa e quando encontrados estavam já em estado de decomposição, amarrados com corda. A denúncia narra o uso de meio cruel no crime, mediante tortura. Uma das vítimas teve parte de sua orelha direita decepada, outra os dentes quebrados e os dois tiveram costelas fraturadas. Foram mortos com tiros de armas de fogo e pancadas na cabeça.

A motivação do crime teria sido um furto de R$ 80 mil, no dia 10 de janeiro de 2006, no estabelecimento comercial Armazém São João, de propriedade da família do réu Adinelson Brito, que na época tentou reaver o dinheiro, disponibilizando embarcação e veículo automotor para policiais, e com oferta de recompensa para quem descobrisse os autores. Adinelson chegou a participar de diversas diligências, juntamente com o réu Anaray, que atuava como policial militar em Monte Alegre, e suspeitavam das vítimas.

Relata a denúncia que Adinelson e Anaray, na madrugada do dia 16 de janeiro de 2006, provavelmente acompanhados por outros coautores ainda não identificados, após encontrar os adolescentes, os levaram amarrados em veículo dirigido por Adinelson até o local onde os corpos foram encontrados. Os dois foram torturados e obrigados a cavar suas próprias covas para depois serem mortos.


Quanto ao réu Jairo Nobre Lima, a denúncia relata que ele aquele abordou uma testemunha e tentou intimidá-la para que não contasse a verdade, chegando até mesmo oferecer o valor de R$ 500,00 para que desmentisse as declarações prestadas à polícia e assinasse um documento com versão diferente dos fatos.

O promotor de Justiça José Rui de Almeida Barbosa atua na acusação, em conjunto com o assistente de acusação Alessandro Oliveira, defensor público. Os advogados Rodrigo Santana e Madson Nogueira da Silva estão na defesa de Anaray Caldas Franco. Em defesa de Adinelson Brito Ferreira atuam Paulo Boaventura Medeiros, Rubens Cardoso Vieira, Carim Jorge Melem Neto e Luciano Maués. A defesa de Jairo Nobre Lima é feita pelo advogado Afonso Otávio Brasil.

Fonte: Ascom/MPE
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Professores da Ufopa são agredidos por seguranças de bar

Um fato lamentável ocorreu na madrugada do último sábado (18), no interior do ‘Estação Bar’, localizado na avenida Mendonça Furtado,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive