quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MP firma TAC para regularizar permissão de boxes em mercados municipais

Em Santarém, no oeste do Pará, o Ministério Público do Estado firmou na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro, Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a prefeitura, Câmara Municipal e Associação dos Lojistas do Mercado Modelo e Municipal referente à licitação a ser promovida pelo município com relação aos boxes localizados nos mercados municipais. O prazo de dez anos foi estabelecido como período de transição até que todos os ocupantes se preparem para a realização do processo licitatório desses espaços públicos.

O Termo foi assinado pelo prefeito de Santarém, Alexandre Whanghon, o presidente da Câmara Municipal Reginaldo Campos e o presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Modelo e Municipal, Alberto Portela de Sousa.

O TAC abrange todos os boxes dos mercados de Santarém e foi firmado após o apurado em procedimento administrativo do MP, de que esses espaços são ocupados, desde a sua origem, por contratos precários celebrados entre o município e os comerciantes. Cerca de 1.047 boxes estão atualmente nesta situação, sendo que desde a Constituição de 1988, a ocupação deve ser por meio de processo licitatório.

Dez anos para a licitação

O prazo de dez anos foi estabelecido para a transição até o processo licitatório, considerando negociações feitas em reuniões com representantes dos espaços, Câmara e prefeitura. Caso fosse exigida licitação imediata haveria situação de vulnerabilidade desses comerciantes, que poderiam perder a fonte de renda, o que foi acatado pelo MP.

De acordo com o TAC, o município se compromete a, no prazo de 60 dias, encaminhar ao poder Legislativo projeto de Lei tendo como objeto a licitação dos espaços/boxes a se realizar em data determinada, com prazo de até dez anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2025. A Câmara se compromete a aprovar o projeto em até 120 dias após o recebimento.

Desde já, o ajuste definiu regras que passam a valer até que seja feita a licitação, por meio de contrato de autorização temporária para o uso dos boxes a ser firmado pela prefeitura com os permissionários. 


Esses contratos devem incluir cláusulas como: o espaço não poderá ser vendido, cedido, transferido, locado, permutado ou emprestado a terceiros, no todo ou em parte; o autorizado cumprirá as determinações do Código de Posturas e fará a manutenção do espaço; obrigação de pagamento de preço público por metro quadrado a ser definido em ato específico e outras.

Um dos maiores avanços considerados pelo MP na assinatura do TAC é a inclusão, nesses contratos temporários, da obrigação do autorizado a contribuir com o custeio das despesas para manutenção de áreas comuns, proporcionalmente à área ocupada, devendo o recurso ser gerido por associação constituída por permissionários, com abertura de conta bancária específica. O valor deverá ser usado somente para melhorias no espaço do mercado. As associações que venham a ser constituídas após a assinatura poderão aderir ao TAC.

Em caso de descumprimento, o TAC prevê multas de R$ 1 mil por dia de atraso a cada compromissário, de acordo com as obrigações assumidas. Prevê, inclusive, multa ao prefeito que estiver no cargo em 2025, caso até o dia 31 de dezembro desse ano a licitação não tenha sido realizada. O Ministério Público fiscalizará o cumprimento das cláusulas.


Fonte: MPE
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive