terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ouvidoria Agrária faz reunião para tratar da escalada de violência em Anapu

A escalada de violência em Anapu, município da Transamazônica, no Pará, preocupa autoridades federais. Hoje, em Brasília, a partir de 14h, haverá uma reunião extraordinária da Ouvidoria Agrária Nacional para tratar exclusivamente da situação do município. Com longo histórico de conflitos agrários, Anapu é a cidade onde viveu e morreu a freira Dorothy Stang. Dez anos depois do assassinato dela, pistoleiros voltaram a atuar e mataram sete pessoas no curto intervalo de quatro meses.

Os assassinatos ocorreram todos na área urbana e por isso estão sendo tratados como violência urbana, mas na visão da Comissão Pastoral da Terra em pelo menos cinco desses assassinatos a motivação está relacionada a disputa pelo lote 83, uma área de terras públicas em que grileiros procuram expulsar posseiros há anos. Um dos acusados de grilagem na área é Regivaldo Galvão, conhecido na região como Taradão e o único assassino condenado pela morte de Dorothy que nunca cumpriu pena.

Mesmo condenado a 30 anos de prisão, ele foi libertado pelo Supremo Tribunal Federal para recorrer da sentença. O processo judicial está parado desde a condenação, em 2010. Solto, continua atuando na região onde Dorothy foi assassinada. Outro fator, além da impunidade, pode ter influenciado na atual escalada de violência: a pressão fundiária causada na região pela usina hidrelétrica de Belo Monte, cujas obras atraíram mais de 100 mil pessoas para a área.


Na reunião de hoje na Ouvidoria Agrária Nacional, em Brasília, o procurador Felício Pontes Jr vai solicitar o deslocamento de equipes para a região. Uma das possibilidades em estudo é a ida de equipes da Delegacia Agrária de Marabá para Anapu, para tentar identificar os responsáveis pelos crimes mais recentes. Outra medida em estudo é a ida de policiais militares para a zona rural de Anapu, para que sejam feitas rondas periódicas coibindo a circulação de pistoleiros e capangas que vem aterrorizando os posseiros.

A reunião sobre Anapu na Ouvidoria Agrária Nacional ocorre hoje (10 de novembro), às 14h, na sede da Ouvidoria, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília.
Fonte: Ascom/MPF
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive