quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Pousada Alter oferece conforto e sofisticação

A vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Para, vive um dos seus melhores momentos no setor turístico da região. Alter é o destino preferido de muitos turistas brasileiros e estrangeiros que encontram na comunidade inúmeras opções de lazer, entretenimento e atividades turísticas. Quem vai a primeira vez se encanta com o lugarejo e sempre volta. Lá, é um ambiente perfeito para quem pretende curtir merecidos dias de descanso em contato com a natureza. Aliás, a natureza foi bastante generosa com a Alter do Chão. Suas praias de água doce encantam os gringos que chegam aos montes à vila, todos os dias. Não por acaso, Alter ganhou o título de ‘praia de água doce mais bonita do Brasil!’, segundo jornal inglês The Guardian. Merecido! Mas Alter não se resume a apenas às suas belas praias. Há lagos, igarapés, trilhas, passeios pela floresta e tantas outras opções de encher os olhos de quem pretende desbravar a comunidade e conhecer os hábitos e costumes de seus moradores.

Vale ressaltar também que as belezas naturais e paradisíacas de Alter do Chão não têm atraído a atenção apenas dos visitantes. Investidores dos mais variados segmentos do setor de serviço de outros estados, por exemplo, voltaram-se para lá com a oferta de mais atrativos turísticos. Há quem diga que Alter do Chão tornou-se a menina dos olhos de empresários do setor de turismo brasileiro. O ecoturismo é o principal chamariz desse pessoal com vontade de investir e promover o turismo no polo Tapajós e, claro, ganhar dinheiro, além de contribuir com o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda.

De várias partes do país vêm esses empreendedores, que lá chegaram, se instalaram e fizeram investimentos que têm ajudado no fortalecimento dos atrativos turísticos da comunidade. O setor de hospedagem, por exemplo, eclodiu em Alter nos últimos anos. Hoje, a vila dispõe de 1.207 leitos e conta com uma rede hoteleira composta de quatro hotéis, além de 28 pousadas.
O mais novo empreendimento deste setor em plena expansão é a pousada Alter, de propriedade de Denize Resende. Uma mato-grossense que chegou há sete meses e já se integrou aos costumes, hábitos e cultura da comunidade. A pousada tem como quintal a Floresta Encantada e está localizada rodovia Dr. Everaldo Martins, Km 25, na comunidade do Caranazal, distante apenas cinco quilômetros do centro de Alter do Chão. A inauguração da pousada ocorrerá na próxima segunda-feira (30), data emblemática para Denise, pois foi neste dia que ela chegou à vila, trazida pelo balanço e som do carimbó.

Sete meses se passaram desde que Denize se instalou na comunidade. Hoje, ela está totalmente ‘integrada’ à vila, sobretudo ao Caranazal. Das histórias contadas pelos comunitários aos costumes, culinária e modo de vida, um pouco de tudo ela já domina com certa facilidade. “E ainda há muito a aprender”, reconhece.

Farmacêutica por formação, Denize encontrou em Alter do Chão a paz que precisava para mudar seu conceito social e até o seu modo de vida. A rotina da cidade grande (ela morava em São Paulo) causou estresse e aumentou sua pressão. “Vivia num estresse constante, num ritmo alucinado, numa correria e sem tempo para nada. Adoeci por conta disso”, recorda.

Morando em Alter do Chão, Denize não sente a mesma perturbação da rotina paulistana. Adaptada aos costumes dos caboclos da Amazônia, ela já participou até de rituais indígenas e conheceu inúmeras comunidades da região, incluindo a Floresta Nacional do Tapajós (Flona), onde fez diversos novos amigos. “Encontrei a paz que precisava. Vivo tranquilamente hoje e não tenho mais problemas de saúde”, afirma categoricamente.

O lugar lhe fez tão bem e à sua saúde, que Denize decidiu montar a pousada e oferecer os mesmos benefícios que Alter do Chão lhe proporcionou às pessoas que não conhecem o lugar. “A ideia da pousada surgiu dessa certeza que eu tive. Que aqui, você encontra paz, que consegue fugir da vida estressante da cidade grande, do caos urbano. Então, pensei uma forma de investir em algo que pudesse dar conforto e tranquilidade para as pessoas. Foi aí que surgiu a pousada”, diz.

A pousada foi construída numa área de aparência bucólica, com plantas e árvores. Nove chalés decoram o ambiente. Os imóveis foram construídos numa técnica quase esquecida e abandonada pelos moradores de Alter do Chão: a taipa.

O projeto leva assinatura da arquiteta Luciana Mecchi, de Campo Grande. A ideia de manter o aspecto rústico do lugar é algo que chama a atenção. As casinhas cobertas de palha têm um charme especial. No interior, conforto e sofisticação. Camas de casal ou de solteiro, em um dos quartos. Cozinha com fogão, frigobar e utensílios domésticos. Banheiro com chuveiro elétrico e lavabo de barro. Todos os chalés têm centrais de ar e tevê a cabo. “A pessoa vem para cá, mas terá seu conforto garantido. O ambiente amazônico cerca toda a pousada, que tem ainda um espaço deck para aqueles momentos de descontração e também para apreciar a noite de Alter que é um espetáculo!”, ressalta Denize.

Ela diz que o projeto é para 24 unidades.

Serviço:
Inauguração da Pousada Alter
Data: 30/11/2015
Hora: 19 horas
Local: Caranazal/ Alter do Chão
Endereço: Rodovia Dr. Fernando Guilhon, KM 25
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive