terça-feira, 24 de novembro de 2015

Programa Territórios Sustentáveis promove seminários de validação de dados

Após três meses de coleta de dados sociais, ambientais e de gestão pública nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, o Programa Territórios Sustentáveis realiza em cada município a etapa de validação dos diagnósticos, com o envolvimento dos atores que participaram das pesquisas. O primeiro seminário ocorreu de 9 a 13 de novembro, com os dados coletados pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). O próximo ocorre nos dias 24, 26 e 27, com os dados colhidos pela Agenda Pública. O programa tem parceria e conta com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN).

De acordo com a engenheira agrônoma Renata Freire, que já realizou o seminário, o momento é de refletir coletivamente sobre o significado dos dados, analisá-los e pensar propostas para o futuro. Foram consultadas 68 organizações nas três cidades, entre sindicatos, associação de agricultores, colônia de pescadores, associação de mulheres, por exemplo – tanto urbanas quanto rurais. “Aplicamos uma matriz de avaliação para a devolução das informações, a partir de uma metodologia participativa. Foram feitas discussões e validamos com ajustes e correções. Também elaboramos o plano de ação de 2016 a 2020”, explica a engenheira.

Uma breve consideração sobre o cenário, segundo Renata, aponta que as organizações pesquisadas carecem de ajustes, principalmente nas suas prestações de contas e administração de recursos, bem como maior incentivo para capacitação técnica de seus membros, para que possam sair de uma dinâmica predominantemente assistencialista, com vistas apenas aos benefícios sociais, e possam ser protagonistas de suas ações.

O sociólogo Cesar Haag, consultor da Agenda Pública, iniciou em agosto uma pesquisa sobre os diferentes setores da administração pública dos municípios do Programa Territórios Sustentáveéis. Com a cooperação dos gestores municipais foram levantadas informações sobre a estrutura organizacional e administrativa, gestão fiscal, transparência e participação social, gestão de processos, recursos humanos, entre outras que irão compor o Diagnóstico dos municípios.

Paralelamente a Agenda Pública organizou uma seleção dos principais indicadores socioeconômicos dos municípios, relacionados aos Objetivos do Milênio, Desenvolvimento Humano, Progresso Social, entre outros, e segundo o consultor da Agenda Pública, chegou o momento de debater as informações com os gestores municipais:

“O seminário serve para fazermos uma leitura conjunta dos indicadores com os secretários municipais e pessoas ligadas à gestão pública. Queremos entender mais sobre os desafios que eles encontram na gestão pública. Temos algumas pistas e vamos apresentar o que já levantamos e elaborar um plano de trabalho”, diz. 


Programa Territórios Sustentáveis

O Programa Territórios Sustentáveis tem o objetivo de contribuir para a construção de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável em Oriximiná, Faro e Terra Santa, municípios do oeste do Pará. O programa, que terá duração de cerca de 15 anos, é realizado pelas ong’s Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Agenda Pública e Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), em parceria e com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN). O Programa está estruturado em quatro eixos: a) Gestão Pública, para apoiar a gestão das prefeituras e secretarias no planejamento de suas políticas e serviços públicos; b) Capital Social, para apoiar as comunidades e lideranças em sua organização; c) Desenvolvimento Econômico: apoio ao desenvolvimento e melhoria da economia por meio das cadeias produtivas desenvolvidas; e d) Gestão Ambiental: apoio direto às secretarias de meio ambiente para garantir a conservação, as licenças de novas atividades nos municípios e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Fonte: Ascom/Territórios Sustentáveis
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive