quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Solidariedade e show de rock na orla de Santarém

Elas não querem mudar o mundo, mas pelo menos pensam em melhorar a cidade onde vivem, despertando nas pessoas o sentimento de solidariedade e o interesse pelo bem estar do próximo. Luísa Falcão e Lara Moraes, ambas com 17 anos, são duas jovens universitárias que decidiram iniciar um projeto cujo objetivo é ajudar a quem precisa. Sensibilizadas pela tragédia de Mariana (MG), que comoveu todo o país, as estudantes inicialmente pensaram uma maneira de colaborar com as famílias atingidas pela maior tragédia ambiental do Brasil. A ideia não avançou, já que a logística inviabilizaria qualquer iniciativa neste sentido. Foi então que elas decidiram olhar por aqueles que necessitam de amparo e estão bem mais perto, também à espera da generosidade das pessoas.

Luísa e Lara estão à frente de um evento denominado ‘Rock Solidário’, que será realizado no próximo domingo, na Praça do Mascotinho, na orla de Santarém, no oeste do Pará, e pretende arrecadar alimentos e materiais de higiene e limpeza que serão doados para duas instituições do município: Centro Pop e Graacc. O Centro de Referência Especializado para População de Rua Dom Lino Vombommel é voltado para o atendimento às pessoas em situação de rua, cidadãos que vivem à margem da sociedade, excluídas do convívio social. O Grupo de Apoio à Criança com Câncer atende crianças vítimas da doença. A entidade tem cunho filantrópico e oferece apoio tanto às crianças quanto aos seus acompanhantes.

A escolha de Luísa e Lara por essas duas instituições não foi por acaso. Elas visitaram ambos os espaços e conheceram um pouco da realidade das pessoas atendidas pelo Centro Pop e Graacc. “Vimos a necessidade delas de perto. Apesar do apoio que recebem dos colaboradores, elas precisam de toda ajuda possível, sobretudo de alimentação, material de higiene pessoal e limpeza”, conta Luísa, ressaltando o objetivo do evento.

Para atrair o público, sobretudo a juventude, elas entraram em contato com alguns amigos de bandas de rock e apresentaram a proposta, aprovada por todos. Foi aí que se formatou o projeto da primeira edição do ‘Rock Solidário’, que terá a participação das bandas Aneurisma, Vintage Club, Los Barbas e Prometheus. “Os jovens querem se envolver mais com as causas sociais do nosso país, debater os problemas que afligem nossa sociedade e ajudar a quem precisa. O evento pretende justamente despertar esse sentimento de solidariedade e mostrar que a juventude pode contribuir e muito com a nossa sociedade”, simplifica Luísa Falcão.

A programação começa às 18 horas. No local, haverá um ponto de arrecadação de alimentos e também de materiais de limpeza. Lara Moraes explica que o material de higiene pessoal, além de roupas e sapatos, serão doados ao Centro Pop, enquanto que os produtos de limpeza ao Graacc.

Haverá ainda exposição e venda de livros pelo ‘Sebo Porão Cultural’.

Luísa e Lara explicam que o evento não tem apoio de empresas e nem do poder público. Trata-se de uma iniciativa própria apoiada pelos amigos e pais, que aprovam o ato de generosidade dos filhos. A coordenação do evento é formada ainda por Eliana Brito, André Schnorr e Paula Furtado.

“Nossos pais estão apoiando, nossos amigos também e isso é muito bom para fortalecer o movimento. O rock é um estilo musical que atrai muita gente, muitos jovens, pessoas que têm interesse em se envolver com as causas sociais, mas não o fazem por falta de coragem e oportunidade. Essa é a nossa oportunidade!”, acentua Luísa.

Luísa Falcão é estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e sempre esteve envolvida com o movimento rock por influência do pai, músico bastante conhecido em Santarém e região. Para ela, os jovens de hoje estão bem mais politizados e conscientes de suas responsabilidades e deveres como cidadão. Porém, muitos deixam de se envolver em alguma ação social por medo ou vergonha. “É preciso incentivar esse envolvimento. É preciso que a juventude participe, pois nosso país está atravessando momentos de muitas incertezas em diversos aspectos. Quanto mais envolvidos estivermos e mais conhecimentos adquirimos sobre os nossos problemas e nossas mazelas, tenho certeza de que poderemos contribuir muito mais”, diz.

Já Lara Moraes cursa Administração na FIT. Ela reforça as palavras da amiga e afirma: “Temos que motivar as pessoas a serem mais generosas. Temos que motivar nossos jovens a se envolverem mais nas causas sociais. E temos que ter consciência da nossa participação como cidadãos”.

O evento é aberto a toda população.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive