quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Solidariedade e show de rock na orla de Santarém

Elas não querem mudar o mundo, mas pelo menos pensam em melhorar a cidade onde vivem, despertando nas pessoas o sentimento de solidariedade e o interesse pelo bem estar do próximo. Luísa Falcão e Lara Moraes, ambas com 17 anos, são duas jovens universitárias que decidiram iniciar um projeto cujo objetivo é ajudar a quem precisa. Sensibilizadas pela tragédia de Mariana (MG), que comoveu todo o país, as estudantes inicialmente pensaram uma maneira de colaborar com as famílias atingidas pela maior tragédia ambiental do Brasil. A ideia não avançou, já que a logística inviabilizaria qualquer iniciativa neste sentido. Foi então que elas decidiram olhar por aqueles que necessitam de amparo e estão bem mais perto, também à espera da generosidade das pessoas.

Luísa e Lara estão à frente de um evento denominado ‘Rock Solidário’, que será realizado no próximo domingo, na Praça do Mascotinho, na orla de Santarém, no oeste do Pará, e pretende arrecadar alimentos e materiais de higiene e limpeza que serão doados para duas instituições do município: Centro Pop e Graacc. O Centro de Referência Especializado para População de Rua Dom Lino Vombommel é voltado para o atendimento às pessoas em situação de rua, cidadãos que vivem à margem da sociedade, excluídas do convívio social. O Grupo de Apoio à Criança com Câncer atende crianças vítimas da doença. A entidade tem cunho filantrópico e oferece apoio tanto às crianças quanto aos seus acompanhantes.

A escolha de Luísa e Lara por essas duas instituições não foi por acaso. Elas visitaram ambos os espaços e conheceram um pouco da realidade das pessoas atendidas pelo Centro Pop e Graacc. “Vimos a necessidade delas de perto. Apesar do apoio que recebem dos colaboradores, elas precisam de toda ajuda possível, sobretudo de alimentação, material de higiene pessoal e limpeza”, conta Luísa, ressaltando o objetivo do evento.

Para atrair o público, sobretudo a juventude, elas entraram em contato com alguns amigos de bandas de rock e apresentaram a proposta, aprovada por todos. Foi aí que se formatou o projeto da primeira edição do ‘Rock Solidário’, que terá a participação das bandas Aneurisma, Vintage Club, Los Barbas e Prometheus. “Os jovens querem se envolver mais com as causas sociais do nosso país, debater os problemas que afligem nossa sociedade e ajudar a quem precisa. O evento pretende justamente despertar esse sentimento de solidariedade e mostrar que a juventude pode contribuir e muito com a nossa sociedade”, simplifica Luísa Falcão.

A programação começa às 18 horas. No local, haverá um ponto de arrecadação de alimentos e também de materiais de limpeza. Lara Moraes explica que o material de higiene pessoal, além de roupas e sapatos, serão doados ao Centro Pop, enquanto que os produtos de limpeza ao Graacc.

Haverá ainda exposição e venda de livros pelo ‘Sebo Porão Cultural’.

Luísa e Lara explicam que o evento não tem apoio de empresas e nem do poder público. Trata-se de uma iniciativa própria apoiada pelos amigos e pais, que aprovam o ato de generosidade dos filhos. A coordenação do evento é formada ainda por Eliana Brito, André Schnorr e Paula Furtado.

“Nossos pais estão apoiando, nossos amigos também e isso é muito bom para fortalecer o movimento. O rock é um estilo musical que atrai muita gente, muitos jovens, pessoas que têm interesse em se envolver com as causas sociais, mas não o fazem por falta de coragem e oportunidade. Essa é a nossa oportunidade!”, acentua Luísa.

Luísa Falcão é estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e sempre esteve envolvida com o movimento rock por influência do pai, músico bastante conhecido em Santarém e região. Para ela, os jovens de hoje estão bem mais politizados e conscientes de suas responsabilidades e deveres como cidadão. Porém, muitos deixam de se envolver em alguma ação social por medo ou vergonha. “É preciso incentivar esse envolvimento. É preciso que a juventude participe, pois nosso país está atravessando momentos de muitas incertezas em diversos aspectos. Quanto mais envolvidos estivermos e mais conhecimentos adquirimos sobre os nossos problemas e nossas mazelas, tenho certeza de que poderemos contribuir muito mais”, diz.

Já Lara Moraes cursa Administração na FIT. Ela reforça as palavras da amiga e afirma: “Temos que motivar as pessoas a serem mais generosas. Temos que motivar nossos jovens a se envolverem mais nas causas sociais. E temos que ter consciência da nossa participação como cidadãos”.

O evento é aberto a toda população.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive