Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Flona tem regras para visitas ao igarapé do Jamaraquá

O chefe da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), José Risonei Assis da Silva, divulgou uma nota informando que haverá mais critérios para as pessoas que queiram visitar e conhecer o igarapé do Jamaraquá. As regras valem a partir deste sábado (9). Segundo a nota, visando o ordenamento do uso público e a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá, fica proibido a partir deste dia 9, a circulação de veículos de qualquer tipo próximos ao curso d'água. Os visitantes devem estacionar na área indicada do Centro Comunitário e prosseguir até o igarapé caminhando.

Além desta medida, o gestor da Flona recomenda ainda que ao entrar na unidade, o visitante deve dirigir-se às bases e identificar-se, ler o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assinar a folha de controle.

Os visitantes também devem respeitar as regras e costumes das comunidades. A nota esclarece ainda que são proibidas a captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor.

Também é importante que o visitante utilize apenas trilhas autorizadas com guias comunitários.

A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h e não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés, assim como também não é permitido que sejam acesas fogueiras próximo aos igarapés e praias; a utilização de som em alto volume para evitar perturbação da fauna e dos moradores; e lixo nas praias e igarapés.

A montagem de barraca também está proibida. A direção da Flona informa ainda que será permitida a permanência de no máximo 30 pessoas por vez no igarapé. O não cumprimento das recomendações acarretará as sanções legais cabíveis.

Abaixo, a íntegra das recomendações feitas pela direção da Flona.





Visando o ordenamento do uso público e a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá, fica proibido a partir do dia 09/01/2016 a circulação de veículos de qualquer tipo próximos ao curso d'água. OS VISITANTES DEVEM ESTACIONAR NA ÁREA INDICADA DO CENTRO COMUNITÁRIO E PROSSEGUIR ATÉ O IGARAPÉ CAMINHANDO. Além da medida recomenda-se:
> Ao entrar na unidade dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assine a folha de controle;
>Respeitar as regras e costumes das comunidades;
>É proibido  captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor;
>Utilize apenas trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o responsável pela visita;
>A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h;
>Não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés;
>Não é permitido que sejam acesas fogueiras próximo aos igarapés e praias;
>Não é permitido a utilização de som em alto volume para evitar perturbação da fauna e dos moradores;
>Não deixe lixo nas praias e igarapés;
>Não é permitido a montagem de barracas próximas aos igarapés.
Informamos que será permitida a permanência de NO MÁXIMO 30 PESSOAS por vez no igarapé, por fim, alertamos que o não cumprimento das recomendações acarretará as sanções legais cabíveis.

JOSÉ RISONEI ASSIS DA SILVA - Chefe da Floresta Nacional do Tapajós
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Curso vai reunir em Santarém especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia pediátrica

Durantes os dias 10, 11 e 12 deste mês, os maiores especialistas nacionais e internacionais em neurocirurgia estarão reunidos em Santar...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive