sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Flona tem regras para visitas ao igarapé do Jamaraquá

O chefe da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), José Risonei Assis da Silva, divulgou uma nota informando que haverá mais critérios para as pessoas que queiram visitar e conhecer o igarapé do Jamaraquá. As regras valem a partir deste sábado (9). Segundo a nota, visando o ordenamento do uso público e a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá, fica proibido a partir deste dia 9, a circulação de veículos de qualquer tipo próximos ao curso d'água. Os visitantes devem estacionar na área indicada do Centro Comunitário e prosseguir até o igarapé caminhando.

Além desta medida, o gestor da Flona recomenda ainda que ao entrar na unidade, o visitante deve dirigir-se às bases e identificar-se, ler o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assinar a folha de controle.

Os visitantes também devem respeitar as regras e costumes das comunidades. A nota esclarece ainda que são proibidas a captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor.

Também é importante que o visitante utilize apenas trilhas autorizadas com guias comunitários.

A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h e não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés, assim como também não é permitido que sejam acesas fogueiras próximo aos igarapés e praias; a utilização de som em alto volume para evitar perturbação da fauna e dos moradores; e lixo nas praias e igarapés.

A montagem de barraca também está proibida. A direção da Flona informa ainda que será permitida a permanência de no máximo 30 pessoas por vez no igarapé. O não cumprimento das recomendações acarretará as sanções legais cabíveis.

Abaixo, a íntegra das recomendações feitas pela direção da Flona.





Visando o ordenamento do uso público e a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá, fica proibido a partir do dia 09/01/2016 a circulação de veículos de qualquer tipo próximos ao curso d'água. OS VISITANTES DEVEM ESTACIONAR NA ÁREA INDICADA DO CENTRO COMUNITÁRIO E PROSSEGUIR ATÉ O IGARAPÉ CAMINHANDO. Além da medida recomenda-se:
> Ao entrar na unidade dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assine a folha de controle;
>Respeitar as regras e costumes das comunidades;
>É proibido  captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor;
>Utilize apenas trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o responsável pela visita;
>A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h;
>Não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés;
>Não é permitido que sejam acesas fogueiras próximo aos igarapés e praias;
>Não é permitido a utilização de som em alto volume para evitar perturbação da fauna e dos moradores;
>Não deixe lixo nas praias e igarapés;
>Não é permitido a montagem de barracas próximas aos igarapés.
Informamos que será permitida a permanência de NO MÁXIMO 30 PESSOAS por vez no igarapé, por fim, alertamos que o não cumprimento das recomendações acarretará as sanções legais cabíveis.

JOSÉ RISONEI ASSIS DA SILVA - Chefe da Floresta Nacional do Tapajós
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive