segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estão transformado a praia em frente a cidade em depósito de lixo

Mato, sacos de lixo, latas de cerveja e refrigerante, garrafas pet, garrafas de vidro, pneus velhos, carcaça de animais mortos, galhos e troncos de árvores, além de restos de fruta e verduras são alguns dos muitos objetos nocivos que estão espalhados sobre a areia da praia em frente à cidade, mais precisamente no trecho compreendido entre os mercados Modelo e Municipal à Caixa Econômica Federal. O cenário é desolador e mais se assemelha a um imenso depósito de lixo naquele que um dia foi o principal cartão postal de Santarém: a orla da cidade. 

A sujeira é predominante e todo lixo é depositado nas areias por passageiros dos barcos ancorados naquele perímetro e também por ambulantes que ocupam o local. Próximo à escadaria que dá acesso às embarcações, por exemplo, o blog flagrou pelo menos quatro barracas montadas pelos vendedores de fruta e verduras. Além disso, há os carrinhos de venda de churrasco que jogam na água e na areia o resto de comida. Os donos de embarcações se defendem e dizem que não depositam o lixo produzido durante a viagem diretamente na praia. Eles tentam se eximir de qualquer responsabilidade pela sujeira que toma conta daquela parte da praia. Além do aspecto negativo, todo esse lixo, caso não seja retirado, vai parar nas águas do rio Tapajós, uma vez que as águas estão subindo dia após dias.

Em vários pontos, o cenário é estarrecedor também. A sujeira é predominante e parece não incomodar nem os donos de barcos, nem os passageiros e vendedores. “Parece até que todos já estão adaptados com essa situação. A gente ver cada absurdo todos os dias. As pessoas jogam lixo de cima do cais para a praia. Uma vergonha!”, disse um empresário que pediu para não ter o nome citado na matéria.


Em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o órgão informou que é feita limpeza periodicamente, inclusive nesta sexta-feira (25), seria realizada uma nova limpeza, por meio de coleta e destino final. Apesar desta afirmação, até o fechamento desta edição, a situação continuava conforme mostram as fotos que ilustram esta matéria.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive