quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hidrelétricas no Tapajós: PMS vai à Justiça propor a realização de Estudos de Impactos Ambientais

Durante audiência pública realizada no último dia 29/01, na Associação Comercial, a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, apresentou e protocolou documento ao procurador do Ministério Público Federal, Luiz de Camões Lima Boaventura, manifestando preocupação sobre os impactos ambientais irrefutáveis a respeito da construção da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), em análise pelo IBAMA, foi elaborado com foco somente na área de circunscrição da hidrelétrica, nos Municípios de Itaituba e Trairão.

“No entanto, entendemos ser necessário que se façam os Estudos de Impactos Ambientais de forma mais abrangente”, diz o documento assinado pelo prefeito Alexandre Von e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto.

Nesse sentido, a Prefeitura de Santarém proporá ação à Justiça Federal para garantir que o IBAMA não conclua o processo de Licença Prévia Ambiental antes da realização dos Estudos de Impactos Ambientais a jusante da Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, até a sua foz.

“Por entendermos que a referida área está sob influência direta dos impactos ambientais da implantação da usina”, completa o prefeito Alexandre Von.

A Prefeitura solicita ainda que se relacionem quais os impactos ambientais previstos para a área e quais as medidas mitigadoras que serão implementadas. Ao final, propõe a realização de audiências públicas em Santarém. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive