quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Santarém terá segundo turno, afirma analista judiciário do TRE

Restando pouco mais de trinta dias para o fim do prazo de recadastramento biométrico dos eleitores santarenos, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) intensifica os serviços de atendimento à população para alcançar de 85% a 90% dos eleitores cadastrados no município. O atendimento encerrará no dia 26 de março, prazo considerado improrrogável pelo TRE para esse tipo de serviço. Quem deixar de comparecer à Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento terá o título cancelado. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para quem tem o voto facultado, como é o caso dos jovens com idade entre 16 a 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e os analfabetos.

De acordo com o TRE, Santarém possui 202.179 mil eleitores cadastrados. Segundo Márcio Mendonça, chefe do cartório da 20ª Zona Eleitoral, desse total, até o dia de hoje (25), 75% do eleitorado já foi recadastrado, ou seja, 151.634 mil eleitores.

Roberto Costa, analista judiciário do TRE, afirmou que para as eleições municipais deste ano, Santarém terá sim segundo turno. Confiante, Costa explica que, apesar do prazo exíguo para o recadastramento, o Tribunal espera ultrapassar o número de eleitores cadastrados no município. “Apesar da revisão não chegar a 100%, nós temos dois tipos de eleitores que não estão nesta contagem. São aqueles eleitores que estão se alistando agora. Nós temos uma base de 11 mil pessoas nessa situação. E tem ainda as pessoas que vão transferir os títulos, numa base também de 11 mil eleitores. Então, somando esses números com o total de eleitores revisados, nós vamos conseguir chegar ao segundo turno. Nós vamos trabalhar direto, no sábado e domingo para alcançar as metas já estabelecidas pelo TRE”, afirmou o analista judiciário.

O chefe da 20ª ZE, explicou que o movimento na central e nos postos de atendimento ainda está abaixo do esperado. Hoje, a média é de 800 a mil pessoas atendidas por dia. “A Justiça Eleitoral está oferecendo vários locais de atendimento para fazer esse serviço, além disso, vamos iniciar um atendimento itinerante para garantir que todos os eleitores façam o recadastramento biométrico”, disse.

Serviço itinerante - O chefe do cartório eleitoral do município de Ananindeua, Manoel Carlos de Sousa Filho, está em Santarém para implantar o atendimento itinerante que percorrerá oito locais pré-definidos pelo Tribunal para recadastrar os eleitores que ainda não compareceram aos cartórios eleitorais para atualizar seus dados. Manoel Carlos também está confiante quanto à realização do segundo turno no município, sobretudo pelo fato do total de eleitores que já compareceram para fazer o recadastramento biométrico.

O atendimento itinerante será realizado pelo TRE em parceria com a Prefeitura de Santarém que disponibilizará apoio com pessoal e logística. Um ônibus será disponibilizado para atender áreas consideradas de baixa procura, para que a meta de recadastramento possa ser alcançada. Serão disponibilizados sete guichês de atendimento com capacidade para atender até 450 eleitores por dia. O ônibus possui, inclusive, elevador para facilitar o acesso de cadeirantes. O veículo dispõe ainda de equipamentos com comunicação via satélite, e vai permanecer em Santarém de 29 de fevereiro a 26 de março, em oito pontos estrategicamente definidos:

29/02 a 03/03: Nova República – Praça da Nova República (próximo à unidade de saúde e mercado.
04/03 a 06/03: Santarenzinho – Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
07/03 a 09/03: Santana – Praça Júlia Passarinho.
10/03 a 12/03: Interventoria – Praça da Cohab.
13/03 a 15/03: Santíssimo – Praça do Santíssimo.
16/03 a 18/03: Centro – Praça da Matriz.
19/03 a 20/03: Prainha – Praça São Sebastião (Ação comemorativa aos 70 anos da Justiça Eleitoral.
21/03 a 26/03: Aldeia – Mercadão 2000 (estacionamento). 


Postos de atendimento

Os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento podem procurar atendimento nas seguintes unidades disponibilizadas pelo Tribunal Eleitoral: Centro de Atendimento Social (CAS/Caec), localizado na avenida Sérgio Henn - de segunda a sexta-feira a partir das 8h até 14h.

Estação Cidadania, na avenida Rui Barbosa - de segunda a sexta-feira a partir das 8h até 14h.

Rio Tapajós Shopping, localizado na rodovia Fernando Guilhon - de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 13h às 19h.

Os atendimentos nos novos locais devem ser agendados na página eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O objetivo do cadastramento biométrico é garantir a segurança na identificação do eleitor no momento da votação.

Para o procedimento, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive