Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ufopa inicia inscrições para o Processo Seletivo Regular 2016

As inscrições para o Processo Seletivo Regular 2016 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) serão realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2016, exclusivamente via Internet, na página http://www.ufopa.edu.br/psr2016/. São 1.153 vagas, distribuídas em 31 cursos de graduação ofertados no Câmpus de Santarém. Para participar, o candidato deverá ter concluído o ensino médio, ou equivalente, e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2014 ou 2015.

Do total de vagas oferecidas no PSR 2016, 31 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD); 573 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais; e 549 são vagas de ampla concorrência. “A Lei de Cotas diz que, no mínimo, metade das vagas do processo seletivo deve ser reservada para alunos egressos de escolas públicas”, explica o diretor de Ensino da Ufopa, Luiz Percival de Brito. “A outra metade é de ampla concorrência, ou seja, todos participam, tanto cotistas quanto não cotistas. Completada essa primeira metade, de ampla concorrência, é que se aplica a cota, conforme a distribuição por condição social ou por situação étnica”.

Gratuito, o Processo Seletivo Regular (PSR) visa à seleção e ingresso de novos alunos para os Bacharelados Interdisciplinares (BI), Bacharelados Profissionais (BP) e Licenciaturas, oferecidos pela Ufopa em Santarém (PA), nos regimes matutino, vespertino, noturno e integral. O preenchimento das vagas será processado com base no critério classificatório, por curso de opção, até o limite de cinco chamadas, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Confira o Edital de Seleção do PSR 2016.


“Em 2016, teremos três editais de seleção para ingresso à Ufopa, sendo o primeiro o edital do Processo Seletivo Regular”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clodoaldo dos Santos. Além do PSR, a Ufopa deverá lançar, ainda este ano, o Processo Seletivo Especial (PSE), destinado aos alunos indígenas e quilombolas; e um processo seletivo específico para os outros câmpus da Ufopa, situados nos municípios de Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Juruti e Itaituba. “Em 2016 a Universidade inicia o seu processo de interiorização. Para esses câmpus, vamos lançar um edital específico e os alunos entrarão no segundo semestre de 2016”.

Inscrições - O PSR 2016 da Ufopa compreende três fases: inscrição; seleção dos candidatos; e convocação, habilitação e matrícula. A inscrição no PSR 2016 implica que o candidato tenha realizado o Enem nos anos de 2014 ou 2015, considerando o exame de maior nota (redação + áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e para obtenção de vaga destinada a pessoa com deficiência (PcD).

No ato de inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que prestará informações sobre seu perfil socioeconômico; e indicar uma opção de curso. Eletivamente, o candidato também poderá indicar uma segunda opção de curso. “Esse ano o candidato poderá fazer uma segunda opção, em qualquer curso da Ufopa”, informa a pró-reitora de Ensino de Graduação, Fátima Lima.

A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato realizou o Enem 2014 ou 2015. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, alternadamente, tenha obtido: nota inferior a 450 na Redação; e pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Resultado - A divulgação do resultado do PSR 2016 deverá ocorrer até o dia 10 de março de 2016. A habilitação dos candidatos aprovados na primeira chamada será realizada no período de 14 a 18 de março de 2016, em Santarém. “A primeira chamada corresponde às maiores notas do Enem, de acordo com a primeira opção do aluno”, explica Fátima Lima.

Os candidatos não selecionados na primeira chamada, interessados em concorrer às vagas remanescentes, devem manifestar interesse em continuar participando do processo seletivo. “Como são cinco chamadas, os candidatos precisam estar atentos para fazer a confirmação de interesse ao final de cada etapa”,alerta o diretor de Ensino da Ufopa, Luiz Percival de Brito. “Para dar celeridade ao processo, instituímos um sistema de inscrição que exige, ao final de cada chamada, que o candidato não convocado volte ao site e faça uma confirmação de interesse em continuar participando do processo”, explica.

O candidato poderá obter informações na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), responsável pelo PSR 2016, localizada na Unidade Amazônia (Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, 4º Andar, bairro de Fátima), em Santarém (PA). Mais informações pelo telefone (93) 2101-6519, pelo e-mail psr@ufopa.edu.br ou no sítio http://www.ufopa.edu.br.

Confira as principais datas do Processo Seletivo Regular 2016:

- 30/1/2016 a 28/2/2016: Período de Inscrição de candidatos.

- 10/3/2016: Divulgação do resultado final do PSR/Ufopa 2016 e da primeira chamada para habilitação.

Fonte: Comunicação/Ufopa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive