segunda-feira, 14 de março de 2016

Juruti terá teatro e oficinas de palhaço gratuitos esta semana

O Pará será o primeiro destino do Conexão Sustentável Alcoa 2016, projeto que chegou a mais de 45 mil pessoas no ano passado e que terá a segunda edição a partir do dia 15 de março. Juruti, na região Oeste, será a primeira cidade a receber o Palcomóvel, caminhão com a carroceria transformada em palco para espetáculos teatrais gratuitos e abertos à comunidade. As apresentações ocorrem no Tribódromo até o dia 18.

Depois, de 21 a 24 de março, será a vez das comunidades Vila Muirapinima, Vila Tabatinga, Vila Santa Maria do Curumucuri, Comunidade São Pedro e Vila Café Torrado receberem o projeto. Além do Pará, o Conexão Sustentável vai visitar outros seis estados: Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (ver programação abaixo).

A escolha das companhias participantes foi feita por meio de um processo de seleção que teve mais de 80 inscritos. Nessa primeira etapa, os grupos Rodamoinho e Circo Fool encenam peças que aliam diversão e conscientização sobre conservação ambiental. Além da programação teatral, o projeto tem ainda as oficinas O Palhaço Sustentável. Os participantes usam jogos, exercícios e improvisações para confeccionar peças para o figurino de palhaço a partir de materiais recicláveis.

No mês de julho a cidade receberá a terceira etapa do Conexão Sustentável: o Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema. Serão seis sessões por dia para alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral.

A Gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca que Conexão Sustentável Alcoa promove o acesso à cultura e à sustentabilidade, contribuindo para o conhecimento e o fortalecimento de diversas comunidades. O Conexão Sustentável Alcoa é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à cultura.


Programação

15 a 18/03 – Palcomóvel estaciona no Tribódromo (sessões: 8h30/ 9h40/ 14h30/ 15h30 e 19h30)

21 a 24/03 - Apresentações nas comunidades de Vila Muirapinima, Vila Tabatinga, Vila Santa Maria do Curumucuri, Comunidade São Pedro e Vila Café Torrado

Oficinas O Palhaço Sustentável – Tribódromo

17/03 - Quinta-feira - 15h30 Oficina Infantil e 19h - Oficina Adulto - O Palhaço Sustentável

18/03 - Sexta-feira - 10h - Oficina Infantil - O Palhaço Sustentável

Atrações em Juruti

Festa no Céu – Companhia Rodamoinho

Compadre sapo busca compreender problemas ecológicos que têm surgido em seu brejo e deseja participar da festa que vai acontecer no céu. Engana o compadre urubu e viaja escondido nos pertences do amigo. Na volta, em pleno voo, o urubu se descobre enganado. Nasce aí o maior conflito da peça: jogar ou não jogar o sapo dos ares para a terra? A decisão do urubu e outros acontecimentos levam o público a refletir sobre a preservação da natureza e sobre o ciclo: vida, morte e renascimento.

Circológico – Circo Fool

Os palhaços “Petit Gatão” e “Calunga” apresentam um espetáculo misto de comédia, destreza e informação, onde a sustentabilidade é o ponto de referencia para recriar o circo com alguns aparelhos e objetos reciclados. Além das cenas de humor e destreza, os palhaços apresentam cantigas autorais, com letras de teor ecológico, que são ligeiramente repetidas pelo público. Ao longo do espetáculo o público vai se inteirando de questões ecológicas através do encantamento circense. A ideia central deste espetáculo é demonstrar que a sustentabilidade pode ser vivenciada por todos, até por dois palhaços.

Casa 11 – O Palhaço Sustentável

O curso é uma introdução à linguagem do palhaço. Através de jogos, exercícios e improvisações o curso apresenta a menor máscara do mundo - o nariz vermelho - e sua relação com a vida, com o palco, com o público e com a ideia de sustentabilidade.

Nessa jornada o aluno passa por diversos exercícios que abordam o ingênuo e despretensioso do ser humano e investiga sua maneira peculiar de fazer o público rir. O curso também oferece ferramentas para que o aluno confeccione duas peças para o seu figurino, as peças são construídas a partir de materiais recicláveis.

Fonte: All Press Comunicação Estratégica
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive