quinta-feira, 21 de abril de 2016

Diocese realiza 16ª Semana da Comunicação em Santarém

Com o tema “Comunicação e misericórdia: um encontro fecundo”, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santarém, promove de 30 de abril a 8 de maio a 16ª Semana Diocesana da Comunicação. Com a programação, a Igreja local pretende motivar reflexões sobre a comunicação em diversos setores da sociedade na promoção da vida, da justiça e da paz.

A abertura oficial será com um Dia de Campo da Comunicação, com o subtema “Um Dia Fecundo de Comunicação e Misericórdia”, no Colégio Santa Clara. Neste dia terá apresentações culturais, celebrações, e relatos de experiências cíveis e religiosas, a partir de experiências educomunicativas, em parceria com instituições de ensino superior e cursos de educação e comunicação. Depois haverá a Caminhada da Comunicação e da Misericórdia em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para entrada na Porta Santa do Jubileu da Misericórdia e participação na Celebração da Santa Missa na Catedral, que é transmitida pela Rádio Rural.

Um momento importante na programação é a II Caravana das Águas em parceria com o Setor de Pastoral Social Diocesana abordando o subtema “Comunicação, Misericórdia e Meio Ambiente: o desafio de saber cuidar”.

A caravana ocorrerá na manhã de domingo, 1º de maio, com um passeio de barco do Terminal Turístico de Santarém até o Lago do Maicá, com entidades que lutam em defesa do meio ambiente e pela preservação dos recursos naturais na Amazônia, envolvendo também a comunidade local para promover um Abraço no Lago do Maicá.

Outra novidade é a II Conferência Amazônica de Educomunicação com o professor Dr. Fábio Fonseca de Castro, coordenador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), abordando a temática “Redes Sociais para promoção do bem comum em uma perspectiva Educomunicativa”.

A conferência é destinada a acadêmicos e profissionais das áreas da comunicação e da educação, e pretende refletir sobre os desafios da educomunicação na promoção da cidadania e participação em perspectiva democrática e dialógica dos processos e dos meios de comunicação social.


Ainda na programação haverá Plenárias de Comunicação, com a Equipe Diocesana de Animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Encontro de Comunicação com Movimentos Eclesiais, Encontro de Comunicação e Educação nas Escolas Católicas, programa Rural Debate Especial no Sistema Diocesano de Comunicação e missa no Sistema Diocesano de Comunicação.

Além disso, as comunidades da Diocese de Santarém irão realizar suas atividades durante a semana, com encontros, rodas de conversa, noite cultural, dentre outras.

Escolha do tema

O tema para a 16ª Semana Diocesana da Comunicação é o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações, “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Em todas as semanas, o tema escolhido sempre está em sintonia com a mensagem do Santo Padre divulgada antecipadamente. O jubileu de 50 anos será celebrado em 8 de maio.

Fonte: Ascom/Diocese de Santarém

Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive