segunda-feira, 18 de abril de 2016

Juízes de 1º grau terão poder de polícia em relação à propaganda irregular

A fiscalização sobre a propaganda eleitoral terá mais rigor nas Eleições de 2016. Recentemente foi publicado no Diário Oficial o Provimento Nº 1/2016, da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), que dispõe sobre o exercício de poder de polícia pelos Juízes Eleitorais de 1º grau em suas respectivas Zonas Eleitorais.

O Provimento normatiza os procedimentos relativos ao exercício de poder geral de polícia dos magistrados durante o acompanhamento dos trabalhos relacionados à propaganda eleitoral. Os Juízes Eleitorais poderão tomar as providências necessárias para coibir práticas ilegais, inclusive, com a imediata suspensão de eventual propaganda eleitoral abusiva, conforme o art. 2º do Provimento.

Os Juízes Eleitorais designarão servidores para atuarem como fiscais da propaganda eleitoral, que terão a responsabilidade de realizar diligências necessárias para coletar elementos que permitam a constatação ou não da irregularidade.

No caso de propaganda irregular, o magistrado intimará o candidato a retirar ou regularizar a propaganda de acordo com o Art. 6º. “... o Juiz Eleitoral determinará a autuação dos documentos e a intimação do beneficiário para a sua retirada ou regularização em 48 (quarenta e oito) horas.”

Concluídas as providências preliminares, o Juiz Eleitoral encaminhará o processo ao Ministério Público Eleitoral para as medidas cabíveis. (TRE/PE)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive