Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Moradores do Residencial Salvação querem linha de ônibus

Por: Márcia Reis*

Uma comissão de futuros moradores do Residencial Salvação, do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, localizado na avenida Fernando Guilhon, em Santarém, no oeste do Pará, reuniu na manhã da última quinta-feira (28), com os vereadores Júnior Tapajós (PR) e Luiz Alberto (PSDC) e com a secretária municipal de Mobilidade e Trânsito, Heloisa Almeida, para reivindicar uma linha de ônibus para aquele conjunto residencial e que faça uma interligação com outros bairros da cidade. A reunião aconteceu na Sala das Comissões da Câmara de Santarém, quando os representantes dos moradores fizeram uma exposição do problema, reforçado pelos vereadores.

Depois de ouvir os vereadores e representantes da comissão do Residencial Salvação, a secretária municipal de Mobilidade e Trânsito Heloisa Almeida esclareceu que no momento a reivindicação de criação de uma ou mais linhas de ônibus para atender os usuários, na interligação com outros bairros da cidade, não vai ser possível, devido uma ação judicial que, segundo ela, tramitava desde o governo passado, que impede a gestão municipal de fazer grandes extensões do transporte coletivo e nem tampouco criar novas linhas. “Foi uma provocação do Ministério Público, em relação a se fazer licitações das linhas de ônibus”, esclarece, acrescentando que as concessões das linhas de ônibus, a partir de agora, obrigatoriamente terão que ser licitadas, com tramitação dentro de todo um processo jurídico normal.

A secretária informa que, por causa disso, a prefeitura está lançando agora em maio os primeiros três lotes dessas linhas que serão licitadas, “que ainda não contempla essa interligação com a área da cidade onde está localizado o Residencial Salvação, e com as regiões Leste-Oeste e Norte-Sul da cidade, até porque não há recurso financeiro para que se construa o terminal de integração”, explica.

Heloísa Almeida disse acreditar que tal situação pode ser resolvida com o Plano de Mobilidade, mas deixa claro que trata-se de um trabalho longo por ser necessário ouvir a sociedade civil organizada, Ministério Público, a Câmara de Vereadores e, de acordo com ela, isso demanda tempo.

Sobre o Plano de Mobilidade, informação repassada pela secretária Heloisa Almeida, durante a reunião com os vereadores e representantes dos moradores do conjunto Salvação, a titular da pasta de Mobilidade e Trânsito, garantiu, no entanto, que o Plano de Mobilidade já está 60% construído. Ela informou que o plano era para ter sido feito há dez anos, o que não aconteceu. “O Ministério das Cidades nos deu novo prazo e estamos trabalhando para concluir até janeiro de 2017”, diz Heloisa Almeida.


A secretária disse ainda estar otimista com a concretização do Plano de Mobilidade porque, segundo ela, vai facilitar a implantação do terminal de integração das linhas de ônibus urbanas, “que deverá ser construído próximo ao atual terminal intermunicipal, na Avenida Cuiabá”, informou a titular da SMT.

A partir daí, a secretária Heloisa Almeida acredita que virão outros lotes de licitações para novas linhas de ônibus, que vão contemplar a Grande Área do Santarenzinho onde está inserido o Residencial Salvação, Cucurunã e São Brás.

Para atender preliminarmente o Residencial Salvação, a secretária disse que, como é possível fazer pequenas extensões de linhas, com a anuência do Ministério Público, já conversou com os proprietários das empresas Perpétuo Socorro e Eixo Forte, que fazem linhas no entorno. “Elas vão adentrar no Residencial Salvação e continuam sua rota normal até o centro da cidade”.

Quanto ao atendimento dos estudantes que vão morar no residencial, a secretária disse que o prefeito Alexandre Von está articulando com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para que ônibus escolares possam dar esse apoio no transporte dos estudantes para seus respectivos estabelecimentos de ensino.

*É jornalista e assessora parlamentar
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive