Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sábado, 23 de abril de 2016

São Francisco pronto para o jogo contra o Cametá

Nerivaldo César: "São Francisco faz o jogo mais importante de sua história"
Por: Marcos Santos

O São Francisco está a poucas horas de escrever o capítulo mais importante de sua gloriosa história. Neste domingo (24), a equipe azulina entra em campo para o jogo final do segundo turno do Campeonato Paraense de Futebol. A partida será contra o remoso e perigoso Cametá, time que já derrotou o Leão, em casa, no primeiro turno da competição por 2 a 0. O jogo será às 18 horas no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. Em campo, as duas equipes prometem um jogo bastante disputado. Há, além do título da Taça Estado do Pará, outros interesses nesta partida: a confirmação das vagas para a Série D (2016 e 2017), 2016 a partir do segundo semestre, e Copa do Brasil de 2017. O campeão do returno também garantirá a vaga na decisão do estadual contra o Paysandu, vencedor da Taça Cidade de Belém. A grande final está inicialmente marcada para o dia 8 de maio, em uma única partida, no estádio Mangueirão.

Mas para isso o time santareno tem que passar primeiro pelo Cametá. O foco principal é o título e será essa a missão dos comandados do técnico Walter Lima no jogo deste domingo. Nem o mais pessimista dos torcedores azulinos acredita que a equipe fique de fora das competições nacionais, apesar de existir uma possibilidade: uma goleada por 4 a 0, ou mais gols, por exemplo. Portanto, mais que jogar bem neste domingo, a equipe precisa evitar tomar gols. Só lembrando que, além do Paysandu, o São Francisco tem a defesa menos vazada, sobretudo pelas boas atuações do goleiro Paulo Rafael.

Para o jogo conta o Cametá, o técnico Walter Lima vai contar com todos os titulares. O treinador, porém, ainda não definiu quem vai começar jogando. A equipe realizou treinos na quinta (21) e sexta-feira (22), e mais uma atividade na manhã deste sábado (23), no campo do 8º BEC. Waltinho aproveitou para fazer algumas observações e definir o esquema tático do Leão para o embate contra o Mapará.

Fora de campo, os dirigentes azulinos tentam evitar o clima de ‘já ganhou’. A ordem é esperar pelo apito final no domingo para saber se todo o planejamento definido no início do certame será compensado. “Demos importantes passos desde quando começou o campeonato e esperamos coroar esse trabalho com uma vitória diante de um adversário perigoso, bem montado e um time que já nos derrotou na competição. É claro que a situação é diferente. Estamos decidindo um turno que garantirá um passo ainda mais importante para o São Francisco, que é a conquista do Parazão”, disse o presidente do clube Nerivaldo César ao blog Quarto Poder.

Nerivaldo explicou que ao longo destes cinco meses, a diretoria fez um planejamento voltado para um foco: a conquista de atividades para o segundo semestre de calendário esportivo para a equipe em 2016. Há cinco anos que o Leão está na primeira divisão do Parazão e nestes últimos anos, a equipe santarena sempre encerrava suas atividades após o fim do campeonato, deixando o time ocioso. Para este ano, os dirigentes definiram suas metas que era justamente conquistar uma vaga numa competição nacional. “Hoje, na posição em que nos encontramos, só um fator muito adverso, uma expressiva goleada sobre o São Francisco diante do Cametá, tiraria do clube a participação na Série D e também na Copa do Brasil de 2017. Mas o futebol não é matemática, é um esporte imprevisível. Mas as nossas atenções ao longo desta semana foram focadas para que isso não ocorra e que a vitória venha para consolidar todo esse planejamento e consolidar também a garantia das vagas nestas duas importantes competições. Além disso, nossa vitória garantirá também uma vaga na Série D e Copa do Brasil para o São Raimundo”, observou o presidente azulino.

O dirigente disse que o time está focado e bastante determinado para o jogo contra o Cametá. A palavra de ordem, segundo ele, é determinação. Nerivaldo César ressaltou a importância do trabalho profissional do técnico Walter Lima que montou um time forte, com jogadores jovens mesclado com experientes atletas que já disputaram o estadual e que têm liderança dentro de campo. O São Francisco detém a menor média de idade de todos os atletas em competição no Parazão. “Somado a isso, vem a experiência de jogadores como Perema, Carlinho Rocha e Paulo Rafael, por exemplo, que são importantes para o esquema tático do treinador.

Na ocasião, o presidente falou da importância também do torcedor azulino nas conquistas do time ao longo da competição. Sobre a fraca presença da torcida no estádio, ele lembrou que de 2009 até 2011, o São Francisco ficou afastado de competições oficiais e isso fez com que o maior rival do time ganhasse espaço, uma vez que a torcida azulina não foi renovada. A partir desta nova diretoria, foi criado um setor de marketing que tem priorizado os torcedores, motivando a nação azulina a prestigiar mais a equipe e participar das atividades oferecidas pelo clube. O resultado ainda não é o esperado, mas mostra que os dirigentes estão no caminho certo. “O São Francisco logo estará com sua torcida presente nos jogos que faremos. É um trabalho que está sendo feito passo a passo, mas que neste domingo pode ser um divisor de águas com o torcedor comparecendo em peso para apoiar o time no jogo mais importante de nossa história. Convocamos todos os torcedores, independente das cores de seus clubes, compareça ao estádio para ajudar o Leão que é o representante no campeonato estadual”, ressalta.

Folha de pagamento – A diretoria do clube também tem se preocupado bastante em manter as contas do Leão em dia, sobretudo nos compromissos com os salários dos atletas e comissão técnica. O presidente azulino destacou que não se trata de um elenco barato, mas que o clube está com todos os salários pagos e com direitos trabalhista dos atletas garantidos, além de garantir também todos os benefícios extracampo para os jogadores. “Fora das quatro linhas, os dirigentes não têm medido esforços para que o clube honre seus compromissos e dê o suporte que o nosso jogador precisa para ir a campo, jogar bem e defender as cores do Leão. O trabalho dá certo quando todos se envolvem com determinação”, finalizou o presidente azulino.

Em 2016, o Leão Santareno comemora 87 anos de existência.

O São Francisco de Walter Lima deve ir a campo com a seguinte formação: Paulo Rafael, Andrey, Carlinhos Rocha, Perema e Andrelino; Douglas, Rodrigo Santarém, Juninho e Samuel; Balotelli e Elielton.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive