Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Servidores do Estado fazem paralisação no dia 11 de maio

Dayan Serique: Jatene promove o desgoverno
O governo do estado vai enfrentar nos próximos dias 11 e 12, uma paralisação geral do funcionalismo público estadual. Os servidores protestam contra o reajuste zero determinado pelo governador Simão Jatene. Na última quinta-feira (28), a categoria realizou uma assembleia geral unificada com a participação de representantes de 23 sindicatos e centrais sindicais. Na ocasião, os trabalhadores discutiram uma agenda da paralisação. De acordo com os organizadores do movimento, ficou definido que no dia 11, os servidores se concentrarão em frente ao Palácio dos Despachos, na avenida Almirante Barroso, para tentar uma audiência com o governador. Após a paralisação, os trabalhadores devem se reunir em uma assembleia geral unificada para decidir se entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação deve ter efeito cascata, ou seja, alcançará todos os municípios paraenses.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará (Sindtran), Elison Oliveira, disse que a proposta de não reajuste é inconstitucional. Oliveira cita o princípio constitucional da irredutibilidade salarial para os trabalhadores do serviço público quanto para os de empresas privadas.

“Quando o governador diz que não vai ter reajuste este ano, ou pelo menos a reposição inflacional, ele não está congelando os salários, e sim diminuindo, porque o salário não acompanha a inflação. Ele iria congelar se ele desse o reposição da inflação, que é de 11,6%”, argumenta. O Sindtran vai entrar com uma ação judicial questionando a falta de reajuste salarial e de reposição do percentual de inflação.

Em Santarém, os representantes dos servidores do estado disseram que vão aderir ao movimento, pois também não concordam com o descaso do governador Simão Jatene com o funcionalismo público estadual.

Na última quarta-feira (27), durante a sessão plenária realizada pela Câmara de Santarém, o vereador Dayan Serique alertou para a possibilidade de paralisação da categoria, sobretudo dos professores que, segundo o parlamentar, têm sido tratados com descaso por Simão Jatene. Ele afirma que a gestão do PSDB é um desgoverno, que tem afetado diretamente os setores da saúde, educação e segurança pública.

Para Serique, “isso mostra que as ações do governo são em função da política, e não das políticas públicas de interesse do povo”.

Na ocasião, relatou que por força de todo esse descaso do governo, os servidores decidiram pelo estado de greve, “principalmente porque tudo aumentou e o salário do servidor estadual é reajuste zero. Se o governador demitisse somente os que estão lotados em seu gabinete, com certeza apareceria dinheiro para pagar de forma justa os servidores estaduais. Mais que isso, devemos nos preparar para dias piores com relação ao governo do Estado, porque está se desenhando uma greve geral no Pará”, afirma Dayan Serique.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive