segunda-feira, 16 de maio de 2016

Prazo para inscrição no Enem vai até o dia 20 deste mês

O estudante santareno que pretende participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e que ainda não fez sua inscrição, deve ficar atento ao prazo final para participar do certame. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

As inscrições são feitas pela internet, no portal do Enem (enem.inep.gov.br). O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email. Só é possível fazer a inscrição por e-mail, assim, cada estudante deverá ter email próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante. De acordo com o edital, podem participar da seleção estudantes que já concluíram ou que estejam concluindo ou que ainda estão cursando o ensino médio. Em 2015, o Inep, recebeu um total de 7.746.436 inscrições no Exame, sendo 369.286 apenas no Pará. Em Santarém, estima-se um número de pelo menos 20 mil inscritos.

A estudante Thamires Santos vai participar do exame pela segunda vez, desde que concluiu o ensino médio este ano na rede estadual de ensino. Na prova anterior, ela não obteve pontuação suficiente para ingressar na universidade pública e aguardava ser chamada pela Ufopa para preencher as vagas remanescentes, o que não ocorreu. “Já me inscrevi e vou começar estudar bastante, fazer cursinho e me preparar melhor para participar do Enem. Espero conseguir a média necessária para conseguir uma vaga na universidade e cursar Ciências Biológicas, que é o curso que pretendo estudar”, disse.

Atendimento especial - É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.

Pagamento da taxa - A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Vestibular no Pará – Todas as universidades públicas do Pará utilizam o Enem em seus processos de seleção para cursos de graduação. Juntas elas ofertaram, no ano passado, 11.367 vagas em 289 cursos de graduação, distribuídos em 43 municípios paraenses e receberam 249.742 inscrições.

As mais jovens universidades paraenses também utilizam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o processo seletivo regular de 2016 disponibilizou 1.153 vagas em 31 cursos. Exatas 12.774 pessoas se candidataram a estas oportunidades de ingresso no ensino superior.

Para ajudar os estudantes a se preparem para o Enem, o MEC disponibilizou o portal Hora do Enem, em que o estudante faz um cadastro e recebe um plano de estudos individual. Pode também participar de simulados. O primeiro foi aplicado nos dois últimos finais de semana. Na plataforma Mecflix, estão disponíveis mais de 1,2 mil videoaulas.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Anselmo Colares se afasta da vice-reitoria e assume candidatura independente na eleição para reitoria da Ufopa

Professor Pós-Doutor em Educação Anselmo Colares lançará chapa independente. Foto: Blog do Jeso O professor e pós-doutor em Educaçã...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive