sexta-feira, 3 de junho de 2016

Operação “Uruá-Tapera” é resultado de dois anos de investigação

A operação “Uruá-Tapera”, realizada na manhã de quinta-feira (2), em Oriximiná, no oeste do Pará, é resultado de investigação iniciada há dois anos, em atuação conjunta do Ministério Público de Oriximiná, por meio da promotora de justiça Sabrina Mamede Napoleão Kalume, Núcleo de Improbidade Administrativa e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Pará (Gaeco). É decorrente de denúncias de fraudes em licitações praticadas pela administração municipal.

No decorrer da operação a equipe, com apoio da Polícia Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na prefeitura municipal e nas casas do prefeito Luiz Gonzaga Viana, do vice-prefeito Antônio Odinélio Tavares da Silva e dos secretários municipais de Infraestrutura (Alfeu Carpeggiani), Educação (Hilda Viana, que é irmã do prefeito) e Administração (Valdenice Printes da Silva).



Também foram alvos da Uruá-Tapera a assessora contábil e ex-secretária de Fazenda, Tereza de Souza Silva; o secretário de Fazenda, Raimundo das Graças de Souza Viana Júnior; a membro da comissão de licitação da prefeitura, Gilmara Carvalho Dias Varjão; a assessora Maria do Carmo Conceição Mileo Partenostro e a tesoureira do município, Maria Soares de Oliveira.


O procurador de justiça Nelson Medrado, que comandou a operação, disse que “verdadeiros absurdos estavam sendo praticados pela prefeitura, com distribuição de dinheiro sem nenhuma justificativa ou autorização”. Dentre as irregularidades foram constatadas montagens de processos, que já vem com a empresa vencedora, em procedimentos licitatórios forjados.

De acordo com a promotora de justiça Sabrina Mamede, todo o material apreendido, incluindo documentos, computadores, armas de fogo e munições serão analisados para a proposição de ações judiciais cabíveis, cíveis e criminais. Os inquéritos civis serão conduzidos pela PJ de Oriximiná e o a ação criminal contra o prefeito será conduzida em Belém pelo Núcleo de Improbidade Administrativa.

Fonte: MPE
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive