sexta-feira, 10 de junho de 2016

Serviço Florestal lança edital de concessão da Flona do Crepori

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou o edital de licitação da concessão florestal do Lote II, na Floresta Nacional do Crepori. Serão licitados quase 250 mil hectares de floresta, divididos em duas Unidades de Manejo Florestal (UMF), no município de Jacareacanga, no oeste do Pará.

As propostas devem ser entregues até o dia 5 de outubro. A sessão de abertura das propostas ocorrerá no dia seguinte, no auditório do Cenaflor, em Brasília. O edital está à disposição dos interessados no site do Serviço Florestal Brasileiro.

Novidades - O gerente executivo de Concessões Florestais do SFB, Henrique Dolabella destacou algumas modificações do edital em relação aos anteriores, a partir das demandas recebidas durante a audiência pública, realizada em Jacareacanga (PA).

“Depois da consulta pública e respondendo às demandas locais alteramos alguns indicadores. Incluímos um indicador para incentivar o concessionário a investir na capacitação da população local que não esteja empregada nos seus quadros. O concessionário que fizer este investimento receberá um ressarcimento, na forma de desconto, de até 80% do que ele gastar com estes treinamentos”, disse Dolabella.


“Também aumentamos o percentual de bonificação pela agregação de valor ao produto na localidade, incentivando, assim, que ocorra mais agregação de valor no próprio município, geração de emprego, renda e sofisticação tecnológica”, destacou o gerente. Como ‘agregação de valor’, entende-se o beneficiamento e industrialização das toras de madeira colhidas da floresta.

250 mil campos de futebol

Outra grande alteração foi o aumento da área a ser disponibilizada, que foi de cerca de 230 para 250 mil hectares. Houve também ajustes regras de habilitação, para tornar o processo mais claro, simples e rápido, tanto para os concorrentes quanto para o Serviço Florestal Brasileiro. O ajuste não traz nenhum prejuízo aos requisitos que precisam ser atendidos pelos licitantes.

“A ampliação da área sob concessão na Flona do Crepori contribui significativamente para que essa floresta pública atue como elemento-chave na promoção do desenvolvimento socioambiental de uma das regiões mais carentes da Amazônia e do Brasil”, disse Marcus Vinícius da Silva Alves, diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro.

Fonte: SFB
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive