sexta-feira, 22 de julho de 2016

Em Santarém, rio Tapajós continua baixando

O boletim de alerta hidroclimático divulgado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aponta que as águas do rio Tapajós continuam descendo. Mas ainda é cedo para afirmar se teremos uma seca severa este ano. Apesar disso, as autoridades estaduais e municipais da Defesa Civil mantêm-se em prontidão para qualquer eventualidade e faz o monitoramento diário dos rios da região. De acordo com dados diários divulgados pela Sudam, a falta de chuvas se estendeu em praticamente todo trecho que integra a bacia do rio Tapajós.

O baixo Tapajós apresentou pontualmente acumulado superior a 40 mm de chuva. Nesse mesmo período, as chuvas ocorridas no município de Santarém totalizam 62,2 mm, segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Conforme a série climatológica da Agência Nacional das Águas (ANA), a média da precipitação pluviométrica esperada para o mês de julho corresponde 100,2 mm de chuva.

O último nível obtido do rio Tapajós em Santarém foi de 5.95 m no dia 17/06/2016, segundo dados da estação telemétrica da ANA localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). No informe da última quarta-feira (20), por exemplo, o nível do rio marcou 5.67 m. A previsão hidrológica realizada por modelo estatístico indica os níveis esperados para os próximos seis dias: 5.63, 5.63, 5.62, 5.60, 5.58 e 5.58 m nos dias: 23, 24, 25, 26, 27 e 28/07/2016, respectivamente. Portanto, o nível do rio Tapajós deve apresentar oscilação entre descenso e estabilidade nos próximos dias. Conforme o gráfico abaixo.

O padrão de tempo verificado nos últimos dias não deve sofrer variação significativa até este sábado (23). Assim, o dia segue com predomínio de sol entre poucas nuvens e elevadas temperaturas à tarde.

Bacia Tapajós - As condições meteorológicas continuam desfavoráveis a ocorrência de chuva em toda extensão da bacia.

A Capitania dos Portos em Santarém também faz medição diária do rio Tapajós para orientar os comandantes de embarcações que navegam diariamente na região. A falta de chuvas ainda não está comprometendo a navegação fluvial, mas os órgãos permanecem em estado de alerta para possíveis eventualidades.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Professores da Ufopa são agredidos por seguranças de bar

Um fato lamentável ocorreu na madrugada do último sábado (18), no interior do ‘Estação Bar’, localizado na avenida Mendonça Furtado,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive