sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Fórum de Educação do Campo será instalado em Santarém

Será instalado em Santarém no próximo dia 19 de agosto o Fórum de Educação do Campo do Baixo Amazonas. O evento será no auditório do Campus Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a partir das 8h30. A coordenação é do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), com a participação do Ministério Público do Pará e outras representações.

O Fórum atua para implementar, apoiar e fortalecer políticas públicas, estratégias e experiências de educação do campo, respeitando as diferenças culturais, geográficas, econômicas, sociais e étnicas dos povos da Amazônia. Com a instalação em Santarém, o Baixo Amazonas se integra aos demais fóruns regionais do Pará, como o Marajó, sul e sudeste do estado.

O Fórum Paraense de Educação do Campo reúne entidades da sociedade civil, movimentos sociais, instituições de ensino e pesquisa e órgãos do governo da área educacional, coordenado pelo professor Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará (UFPA). No Baixo Amazonas terá a participação do MPPA, representado pelas promotorias de justiça Agrária e de Direitos Constitucionais- Saúde e Educação; Universidade Federal do Oeste do Pará; sindicatos de trabalhadores rurais e da educação; Casas Familiares Rurais, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras entidades.

A programação da “Plenária do Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta do Baixo Amazonas” inicia às 8h30. Até às 12h haverá apresentação de experiências pedagógicas dos educadores do Programa Escola da Terra dos Municípios de Santarém e Mojuí. À tarde, às 14h, será a instalação do Fórum de Educação no Campo do Baixo Amazonas. Em seguida um debate sobre a realidade da educação do campo referenciado com os dados do Censo Escolar de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Ao final, serão apresentados os encaminhamentos.


De acordo com promotora de justiça Ione Missae Nakamura, o MP participou de uma reunião do Fórum Paraense em Belém, e viu a necessidade de um fórum regional no baixo Amazonas. Explica que a atribuição na promotoria de justiça Agrária é resolver conflitos coletivos rurais pela posse da terra em Santarém e mais 19 municípios vizinhos. “Nossa preocupação é em não somente regularizar as terras rurais, mas também garantir cidadania e dignidade no meio rural, por isso buscamos essa parceria”.

Para a promotora de justiça de justiça Lilian Braga, é importante trazer o Fórum para a região para promover oficinas, reunir informações, discutir e buscar soluções. “Existem dados preocupantes em relação a fechamento de turmas no campo. Em Belém criou-se um número para denunciar o fechamento dessas turmas e através do Fórum, o Ministério Público poderá acompanhar as demandas da educação no campo”, ressalta.

Fonte: MPE
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive