sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Vídeomonitoramento é exemplo de inclusão social em Santarém

O sistema de videomonitoramento implantado em Santarém, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Promoção Social (Segup), em parceria com a Prefeitura de Santarém, em setembro de 2013, é um bom exemplo de inclusão social. A estratégia conta com o apoio de servidores civis, portadores de necessidades especiais, ligados a Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis) e a Associação de Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós (AAPDT), contratados pelo Município e cedidos ao Núcleo Integrado de Operações (NIOP/STM). A iniciativa do governo municipal promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Na sala de operações do NIOP/STM trabalham 16 servidores - sete da Adefis e nove da AAPDT. Eles trabalham em regime de turno - 06h diárias - e operam monitores setorizados. Ao todo, vinte pessoas foram selecionadas pelas duas entidades. Após passarem por um rigoroso treinamento, 16 foram escolhidas (quatro constam no cadastro de reserva) e contratadas pela Prefeitura de Santarém. Posteriormente, os servidores foram cedidos ao Niop para trabalhar na estratégia de videomonitoramento.

Para o servidor Amiraldo Pantoja do Monte, ligado à Adefis, a oportunidade dada pela Prefeitura mostra que mesmo com as limitações, o deficiente pode atuar em diferentes áreas. Segundo Amiraldo, a expectativa é que outros setores – principalmente a iniciativa privada – possam seguir o exemplo do Município.

“Aqui nós temos oportunidade de mostrar serviço e sonhar com melhorias e crescimento profissional”, vislumbra.



A estratégia de videomonitoramento do Município de Santarém, com a utilização de servidores civis, portadores de necessidades especiais, já é exemplo para outros municípios do Estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ele está sendo replicado em cidades como Capanema e Paragominas e também na capital Belém, devido a eficientização do serviço com portadores de necessidades especiais.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive