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sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Levantamento mostra crescimento do Ideb em Santarém

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira (8) os resultados do Índice de Desenvol-vimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2015. O levantamento, divulgado a cada dois anos, mostra que a educação da rede municipal de ensino de Santarém está em crescimento.

Os dados mostram que nas séries iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental), o Ideb saltou de 4,9 em 2013 para 5,2 em 2015, superando a meta projetada para o Município de Santarém que era de 4,9.

Santarém também obteve destaque em relação ao Ideb nas séries finais (6º ao 9º ano – ensino fundamental II). O Ideb saltou de 4,0 em 2013 para 4,5 em 2015.

O resultado do Ideb do ensino fundamental II mostra que Santarém está acima da média nacional, já que em 2013 o Ideb nacional das séries finais estava em 3,8 e em 2015 passou para 4,1.

Os números do Ideb da educação pública municipal mostram que os números, do 6º ao 9º ano, superam a média nacional dos últimos dois anos. O Brasil, em 2013, registrou 3,8. Santarém registrou média 4,0. Em 2015, a média nacional ficou em 4,1. Santarém registrou média 4,5.

No que diz respeito ao Ideb das escolas do 6º ao 9º ano, a avaliação do MEC é que o Brasil não cumpriu, mais uma vez, a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.

Os resultados apresentados mostram que o Ideb da Rede Municipal de Ensino vem obtendo crescimento nos últimos anos 10 anos. Em relação ao ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, o Ideb cresceu 48,5%. Em 2005 era de 3,5. Em 2015 passou para 5,2.

Nos últimos 10 anos referentes à medição das séries finais, que correspondem ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), o Ideb cresceu 21,6%. Em 2005 era de 3,7. Em 2015 passou para 4,5.


Meta é cumprida apenas no início do ensino fundamental


A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2015 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O ensino médio tem a situação mais crítica, com o índice estagnado desde 2011.

O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio. O índice avalia a qualidade do ensino no país, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5,2. A etapa alcançou 5,5. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5.

No ensino médio, a meta não apenas não é alcançada desde 2013, como está estagnada em 3,7 desde 2011. A meta estabelecida para 2015 é de 4,3. "O Brasil está mal e vai se distanciando das metas fixadas pelo segundo Ideb consecutivo, lamentavelmente", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Em relação ao cenário brasileiro de toda a educação básica, o ministro afirmou que não se trata de um quadro que se possa celebrar. "As metas fixadas para o ensino fundamental e médio não são metas que possam ser caracterizadas como ousadas ou excesso. Todos sabem que o Brasil está distante de educação de qualidade".

Nos estados - Nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas três estados não cumpriram em 2015 as metas previstas para as unidades federativas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Nos anos finais, apenas cinco estados cumpriras as suas metas: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás.

Já no ensino médio, Amazonas e Pernambuco cumpriram a meta para a etapa consideradaS as escolas públicas e privadas. Considerando apenas as escolas públicas, além dos dois estados, Goiás e Piauí atingiram suas metas. (ABr)
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