Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 25 de outubro de 2016

11ª edição do ‘Chefs na Praça’ será em novembro

A gastronomia de rua já é uma febre em muitos países europeus e também nos Estados Unidos. Esse novo modelo de culinária tem conquistado um público cada vez mais exigente em comer bem, pagando um preço acessível. A ideia é levar pra perto das pessoas, nomes renomados da gastronomia e oferecer produtos que você não encontra nos cardápios das lanchonetes da esquina, por exemplo.

Em Santarém, essa tendência chegou e veio pra ficar. Uma praça de alimentação ao ar livre, onde chefs dos mais variadores segmentos da culinária local possam apresentar seus pratos a preços populares e com sabor requintado. Assim surgiu o ‘Chefs na Praça’, evento criado a partir dos esforços de empreendedores locais que apostaram na ideia e do Poder Público, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), que dá todo o suporte para o fortalecimento dessa nova mania que movimenta a gastronomia mundial.

A próxima edição do ‘Chefs na Praça’ já tem data para ocorrer. Será no período de 10 a 13 de novembro, na praça Barão de Santarém, no centro da cidade. O evento foi criado em 2013. Nesta etapa, os organizadores devem contar com 12 a 15 barracas dos mais variadores segmentos da culinária regional. A novidade para esta edição será a disponibilidade da máquina de cartão para compras no crédito ou débito. “Muita gente reclamava que nós não vendíamos no cartão e pensando em melhorar também o atendimento ao cliente, já providenciamos a maquineta e para esta edição, vamos vender no cartão”, disse Delton de Almeida, do Restaurante El Mexicano.

O ‘Chefs na Praça’ é um evento gastronômico com teor cultural e turístico cujo principal objetivo é divulgar a culinária paraense, considerada a mais autêntica do Brasil por conta dos ingredientes que são utilizados na preparação dos pratos típicos. “Nós buscamos manter a essência do nosso evento. Apresentamos pratos mexicanos, japoneses, italianos, mas nunca deixamos de lado a nossa essência, a nossa culinária regional”, abrevia Delton, antecipando o retorno do ‘Restaurante Trapiche’ que vai trabalhar com cardápio todo à base da gastronomia regional.

“Nós também termos novos parceiros, a exemplo do que ocorre a cada edição, quando novos empreendimentos se unem aos que já participam do evento”, completa Ana Mária, do Pastel & Cia.

Elaine Ventura, da Gotham Burgers & Dogs, participa pela segunda vez do ‘Chefs na Praça’ e ela se mostra bastante satisfeita com os resultados. “Bastante positivo e estou adorando a presença do público. A mistura de classes, de pessoas de todas as faixas etárias e gosto, num só local, provando comida de qualidade, sem distinção”, resume.

Além de promover o encontro gastronômico, o evento também proporciona geração de emprego e renda para vários profissionais e movimenta o comércio local, já que todos os materiais usados, incluindo os produtos para o preparo dos pratos, são adquiridos das empresas locais. “Cada barraca trabalha com três ou quatro pessoas. Contamos ainda com o pessoal de apoio, que cuida da segurança, da limpeza, sem contar os fornecedores. Então, é um evento que proporciona renda para muita gente, não apenas para quem vende a comida”, disse Jander Farias, do restaurante Gril & Cia.

Os ‘chefs’ também destacam que desde a última edição, eles passaram a apoiar as causas sociais, colaborando com a doação para instituições que ajudam pessoas em tratamento com câncer. Para a próxima edição, eles vão continuar colaborando e pretendem expandir essa ação em forma de agradecimento à sociedade pelo apoio ao evento que a cada edição ganha mais força e mostra que veio realmente para ficar.

O evento é coordenado pela Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Semdetur.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive