Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Uso seguro e sustentável de energia é tema de gincana em escolas públicas de Santarém

Quatro escolas de Santarém já estão na seletiva para a final do Projeto ABC da Energia, promovido pela Celpa. Em sua terceira edição, o projeto traz como tema o “Uso seguro, racional e sustentável da energia elétrica”. Os participantes são alunos do 5º ao 9º ano, matriculados na rede pública de ensino.

Através de uma gincana, o ABC da Energia contribui e estimula a produção textual dos alunos, além de envolver a comunidade escolar sobre o uso responsável da energia elétrica. As escolas contempladas participam de três etapas que contabilizarão pontos para escolher a escola vencedora. O trabalho é desenvolvido de forma coletiva, estimulando também o envolvimento com toda a comunidade escolar, alunos e famílias.

A primeira etapa do projeto nas escolas, conta com palestras explicativas sobre o uso consciente de energia elétrica.

Após os encontros é agendado um mutirão nas escolas para que a comunidade faça o cadastro no programa tarifa social de energia elétrica, no qual as famílias de baixa renda podem conseguir descontos de até 65% na conta de energia. Outra tarefa das escolas é participar da Redação sobre o tema. É estipulado um período para que as instituições façam os cadastros do Tarifa Social e a escola que conseguir fazer o maior número de cadastros já acumula pontos para a etapa seguinte, que consiste na elaboração de uma redação. Para a Redação, cada escola deve indicar dois alunos. Estão na disputa estudantes das escolas Sofia Imbiriba, Maria Uchôa, Maria Amália e Romana Leal.


De acordo com a Analista de Responsabilidade Social da Celpa, Michele Miranda, a novidade desta edição é que, além do aluno premiado com a melhor redação, o professor responsável também vai ganhar um notebook, como incentivo. A prova será marcada ainda este mês, no auditório da Celpa, no bairro Prainha. O resultado será divulgado pela concessionária no mês de dezembro.

“As crianças e adolescentes são os principais multiplicadores em casa ou na escola. Além do aprendizado, eles são estimulados a pensar e a agir, pensando não só na economia que vão fazer em casa, mas na sustentabilidade do nosso planeta. Dá para se trabalhar vários temas e em quase todas as disciplinas, as aulas ganham mais dinâmica, tanto os alunos quanto os professores ficam motivados a participar”, disse a responsável pelo projeto em Santarém, Valdelúcia Queiroz.

Em 2015, a vencedora do prêmio ABC da Energia foi a estudante Ana Eloíse Santos, 14 anos, da Escola Maria Amália, que este ano, volta a participar tentando mais uma vez a premiação.

Palestras:

Dia 21, acontece a primeira palestra na Escola Prof. “Maria Amália”, no Bairro do Mapirí, às 14h.

Dia 22, na Escola Sofia Imbiriba, às 15h.

Dia 23, na Escola Maria Uchôa Martins, no bairro da Floresta, às 9h30 Dia 24, na Escola Romana Tavares Leal, no bairro Santana, às 9h30.

Fonte: Ascom/Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive