sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Alcoa é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade

Entre os casos de sucesso reconhecidos pelo Guia está o apoio da Alcoa na criação da Unidade de Conservação Lago Mole, em Juruti

A Alcoa figura mais uma vez no ranking das empresas mais sustentáveis do Guia Exame de Sustentabilidade 2016, ocupando lugar de destaque no setor de mineração. Além de bom desempenho nos quesitos Geral – que leva em consideração pontos como governança, ética e transparência –, Econômico, Social e Ambiental, a companhia teve performance satisfatória nos 10 indicadores-chave que avaliam se a empresa está acima, regular ou abaixo da média. Nos critérios Gestão da Biodiversidade, Gestão de Fornecedores e Relação com a Comunidade, a Alcoa alcançou índices acima da média.

A Alcoa também se destacou com três casos de sucesso apresentados ao Guia Exame, entre eles o da criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Lago Mole, com o objetivo de proteger a biodiversidade de Juruti, município do oeste do Pará onde a Alcoa opera há sete anos mina de bauxita.

Oficializada por meio de decreto da Prefeitura Municipal de Juruti, em abril do ano passado, a Unidade de Conservação faz parte das ações do Plano Estratégico de Conservação da Biodiversidade de Juruti, conduzido pela organização não governamental Conservação Internacional (CI) e apoiada pela Alcoa Foundation. O Refúgio Lago Mole possui uma área de 652,90 hectares, o equivalente a 600 campos de futebol.

Reconhecido pela riqueza de fauna e flora, o Refúgio Lago Mole abriga uma floresta de várzea baixa, em que predominam espécies como aninga, embaúba, paricá. Na região, também se destacam árvores frutíferas, como o bacuri e taperebá, além de palmeiras como açaí, caraná e jauari. A fauna também é diversa, com a presença de macacos-prego e guaribas, jaguatiricas, onças pardas, veados, lontras, morcegos, tatus e preguiças, além da impressionante riqueza de peixes, como tambaqui, surubim, acará, tucunaré, matrinxã, jaraqui, entre outros.


“Em todas as localidades em que está presente, a Alcoa desenvolve ações pautadas em sustentabilidade. A Unidade de Conservação do Lago Mole é bom exemplo disso, pois é essencial para a conservação dos recursos naturais para presentes e futuras gerações que terão a chance de conhecer os diferentes tipos de quelônios, peixes e demais animais que vivem naquele lugar”, destaca Abdala.

Outra ação de destaque da Alcoa é o programa Dez Milhões de Árvores, desenvolvido em nível mundial em todas as unidades da companhia e com apoio da Alcoa Foundation. Em Juruti já foram plantadas 20 mil árvores de espécies florestais, ornamentais e frutíferas em parceria com o Instituto Vitória Régia. A iniciativa, que promove a conscientização e a educação ambiental, envolve funcionários, comunidades, fornecedores e clientes da empresa no mundo.

Para completar o ciclo de sustentabilidade, o Instituto Alcoa desenvolve nas comunidades onde a Alcoa está presente o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, que tem o intuito de impulsionar a participação dos comunitários na construção de sociedades sustentáveis. Este ano, cerca de dois mil alunos de cinco escolas públicas foram beneficiados pelo programa e 21 educadores formados para promover boas práticas de conservação ambiental. As escolas receberam um acervo com o total de 300 livros didáticos para fomentar o incentivo à leitura como parte da iniciativa “Bibliotecas ECOA”.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive