terça-feira, 6 de dezembro de 2016

“Dezembro Laranja” alerta para o risco do câncer de pele

A doença é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados

Com o mês de dezembro, que marca o início do Verão, dá início à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Sendo o tipo de câncer mais incidente do Brasil, com 176 mil novos casos ao ano, o câncer de pele ganha campanha de conscientização intitulada “Dezembro Laranja” e busca disseminar para a população o valor dos cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar danos maiores ou mutilações mais profundas.

Tendo como principal causa a exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento, o câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas ao sol como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. “Embora tenha um alto número de incidência da população, o câncer de pele não-melanoma tem baixa letalidade e, quando diagnosticado precocemente, tem grandes probabilidades de cura”, ressalta o médico dermatologista, Dr. André Lauth.

Apenas um médico dermatologista está capacitado para fazer o diagnóstico, porém algumas características podem ajudar a população a identificar a doença, como lesões na pele, pintas que apresentem mudança de cor ou textura e feridas que não cicatrizam.


 “No caso de surgimento de lesões como essa, um dermatologista deve ser procurado para o diagnóstico correto”, recomenda o Dr. André Lauth. Para evitar a doença, a melhor forma é evitar o sol e fazer o uso de protetor solar diariamente com fator de proteção solar (FPS) acima de 30.

Junto com a campanha, a SBD lançou um QUIZ que ajuda a população a entender o seu nível de conhecimento sobre a exposição ao sol, bem como uma calculadora que ajuda a identificar os pacientes de risco da doença. Os testes estão disponíveis no site da campanha: www.controleosol.com.br.

Fonte: P+G Comunicação Integrada
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive