segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Defesa Civil reforça prevenção de erosões em estradas estaduais


Defesa Civil e Setran reforçam a prevenção para evitar o aparecimento de novas erosões em estradas estaduais. Dos 144 municípios paraenses, 52 já foram mapeados.

Com a intensificação do período chuvoso e a ocorrência de problemas recentes em algumas estradas estaduais, a Defesa Civil, junto com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), reforça a prevenção para evitar o aparecimento de novas erosões. Dos 144 municípios do Estado, a Defesa Civil já fez o mapeamento de 52.

As prefeituras desses 52 municípios já foram avisadas do risco de problemas em algumas estradas e a Defesa Civil agora age no processo de expansão das áreas mapeadas. “A Defesa Civil está fazendo um correto planejamento neste momento e daqui a uma semana, nós estaremos saindo, visitando in loco as prefeituras para tentar alertá-los ainda mais e demonstrar a atenção que se deve ter nessas áreas de risco. Cerca de 80% dos municípios tiveram seus prefeitos trocados e a gente precisa reiniciar esse trabalho de informação e integração com os novos gestores municipais para fazer o trabalho preventivo”, disse o Capitão Bruno Freitas, chefe de operações da Defesa Civil Estadual.

O trabalho de monitoramento da Defesa Civil é feito em parceria com a Companhia de Produtos e Recursos Minerais, órgão federal, que emite relatórios técnico-científicos diante das avaliações prévias da Defesa Civil nos municípios paraenses. Nesse primeiro momento, serão realizadas reuniões institucionais em polos regionais estratégicos como Marabá e Altamira, para conversar com a gestão municipal sobre ações que podem vir a ser tomadas, deixando a Defesa Civil e Estado à disposição para qualquer tipo de operação. No segundo momento, vai haver a formação de técnicos em defesa civil nos municípios.

As viagens vão acontecer durante todo o primeiro semestre de 2017. No segundo semestre, a Defesa Civil passa a atuar na questão da estiagem provocada pela seca. Em relação às estradas de Nova Timboteua e Ajuruteua, que sofreram danos recentes, a Defesa Civil está dando todo o apoio no levantamento de riscos e danos e vem atuando, junto com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) para a viabilização de projetos que possam reforçar as estradas e prevenir novas erosões.


A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluiu na quinta-feira (19) os serviços de contenção da erosão no trecho posterior do km 40 da Rodovia PA-324, estrada que dá acesso a Salinópolis, no nordeste paraense. No fim da manhã da sexta-feira (20), depois de concluídas a cortina de estacas e a muralha de concreto, foi iniciado o reaterro, com uma mistura solo-cimento.

A previsão é que até esta segunda-feira a via continue operando em meia pista, em um trecho de 150 metros. Na terça (24), já com o trânsito liberado nas duas faixas, serão iniciados os serviços de reconstrução da ala de contenção de aterro, em concreto armado, para a conclusão integral dos serviços, o que deve demorar de 10 a 15 dias, dependendo das condições meteorológicas.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive