sábado, 4 de fevereiro de 2017

Deputado propõe soluções para acabar com conflitos em Jamanxim

O deputado federal Francisco Chapadinha (PTN-PA), apresentou na última quinta-feira, 02, durante sessão do Congresso, duas Emendas às Medidas Provisórias 756 e 758, que alteram os limites da Floresta Nacional Jamanxim, localizada no município de Novo Progresso, estado do Pará. As Emendas visam o fim de conflitos fundiários e garantem a sobrevivência da população que mora na área.

A iniciativa de Chapadinha atende aos anseios dos comunitários, que por meio de uma comitiva liderada pelo vice-prefeito do município, Gelson Dill (PMDB), buscou ajuda do parlamentar para resolver situações criadas a partir da edição das MP's, que ao invés de solucionar um problema que se perpetua  desde a criação da Flona, veio a agravar os conflitos agrários na região, inviabilizando o desenvolvimento de atividades tidas como fonte de sobrevivência daquela população.

A Primeira Emenda (MP 756), propõe a transformação da Floresta Nacional do Jamanxim em Área de Proteção Ambiental, além de retornar os limites do Parque Nacional do Rio Novo aos limites originários. A segunda (MP 758), cria a Área de Proteção Ambiental do Carapuça, contribuindo para que o trecho da BR-163 e o trecho para a implantação da Estrada de Ferro Ferrogrão, sejam desafetados, permitindo o escoamento da produção, em toda a região.

As Emendas, caso sejam aprovadas, irão garantir melhor qualidade de vida, aos comunitários, uma vez que voltarão a trabalhar, produzir e gerar riquezas para a região e para o país.

De acordo com o deputado paraense, é preciso estudar cada espaço da floresta, a fim de evitar prejuízos ambientais e danos às famílias tradicionais.
Para Chapadinha, a criação da Área de Proteção Ambiental permite a continuidade das atividades produtivas com a preservação ambiental, promovendo, de forma justa, social e econômica,  o tão almejado desenvolvimento sustentável.
A proposta do parlamentar permite, ainda, que os projetos dos governos federal e estadual sejam implantados sem atingir os povos que sobrevivem da floresta.

A meta agora é trabalhar, junto aos outros parlamentares, para a aprovação dessas Emendas. "Queremos contribuir para que a região tenha a possibilidade de produção e de desenvolvimento de forma sustentável e dentro da legalidade, tanto no setor agropecuário, quanto no setor da mineração", disse o parlamentar, reforçando que está atendendo a um pedido da população que, por diversas vezes, teve suas reinvindicações ignoradas por parte do poder público.

Chapadinha acrescentou que não medirá esforços para a aprovação das Emendas.

Fonte: assessoria parlamentar
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive