Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MP ajuíza ação relacionada ao Portal da Transparência da prefeitura de Santarém

O Ministério Público de Santarém ajuizou Ação Civil Pública (ACP), relacionada ao direito de acesso às informações públicas por meio do Portal da Transparência da prefeitura municipal. A ação requer que seja determinada a obrigação ao município para disponibilizar ferramenta no Portal, de modo que as consultas sejam realizadas sem a necessidade de possuir o nome completo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do servidor, como ocorre atualmente. A ACP foi ajuizada na 6ª Vara Cível e visa efetivar o previsto na Lei 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.

O MPPA requer a determinação para que o município de abstenha de exigir que o interessado, ao exercitar o direito de acompanhar quem são os servidores públicos municipais e seus respectivos salários, necessite do nome e sobrenome do servidor e/ou número do CPF, em consultas ao Portal da Transparência. “Não basta a municipalidade criar a ferramenta contendo essa informação; deve, principalmente, não impor barreiras que venham a impossibilitar tal acesso”, justifica. Cita o exemplo de Mojui dos Campos, cujo Portal contempla acesso aos nomes dos servidores e salários, sem qualquer exigência de dados por parte do cidadão interessado.

O Ministério Público ressalta que o Supremo Tribunal Federal já decidiu acerca da publicidade da remuneração dos servidores públicos em todos os níveis e em todos os poderes, inclusive nominando o servidor. “Agrava-se, quando o ente público, ao agir dessa forma, impossibilita acompanhamento do recurso público utilizado para pagamento salarial”, diz a ação. Os julgamentos do STF, com repercussão geral, têm seus resultados aplicados a todos os demais casos em tramitação.

Na ação o MP requer a condenação do município, representado pelo prefeito municipal, em obrigação de fazer no sentido de disponibilizar ferramenta no Portal da Transparência para que o interessado possa realizar consulta independente de possuir o nome e sobrenome do servidor ou seu CPF.

Fonte: Ascom/MPE
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

WSP é pioneira em lançar seu próprio aplicativo

Já é neste sábado (24), o lançamento do aplicativo da WSP, desenvolvido pela empresa para aproximar ainda mais as pessoas.  O aplicat...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: