terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nélio Aguiar e Helder Barbalho vistoriam estrutura da orla de Santarém

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, acompanhados de suas comitivas, visitaram no início da tarde desta terça-feira (21), dois trechos do cais de arrimo - um, próximo ao Mercado do Peixe, está com a estrutura comprometida, e o outro, que cedeu em dezembro de 2016, mas já passou por trabalhos de recuperação executados pela pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A vinda do ministro a Santarém foi articulada em janeiro deste ano quando o prefeito Nélio esteve em Brasília buscando parcerias para execução de trabalhos em diversas áreas no Município. Naquela ocasião, Nélio reuniu com Helder Barbalho e apresentou o projeto de continuação das obras da orla de Santarém. Este mês, o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões, representando a prefeitura, voltou a Brasília e apresentou projeto detalhado.

"Sempre entendi que aqui não é só uma obra paisagística ou de turismo, é uma obra de contenção de enchente. A cada enchente se agrava esse problema na estrutura da orla, e corre risco de romper definitivamente e ocorrer um desastre natural. Não é o que queremos, por isso, buscamos agir imediatamente”, afirmou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.


O ministro Helder desembarcou no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca junto com ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho e comitivas por volta de 13h30. Durante o trajeto do comboio, moradores do Residencial Salvação interditaram parte da Avenida Fernando Guilhon. O ministro Helder e o prefeito Nélio Aguiar fizeram questão de descer de seus veículos para ouvir e se solidarizar com as reivindicações dos moradores.

O projeto apresentado pela prefeitura solicita recursos federais na ordem de R$ 75 milhões e pede as seguintes intervenções: contenção e reparo do muro de arrimo, recuperação da estrutura de todo cais até a Praça Vera Paz, construção de um píer para que as embarcações de ribeirinhos possam aportar na área sem prejudicar a estrutura e, um conjunto de bombas de sucção de água para serem ativadas automaticamente no período de cheia dos rios.

“Estamos analisando o mais rápido possível essas questões para que o quanto antes o Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, possa chegar à conclusão deste projeto. Concluído, voltaremos aqui para anunciar o primeiro depósito que possa permitir a prefeitura a iniciar o mais rápido possível essas obras e que as mesmas possam ser feitas de maneira emergencial para que no prazo de 180 dias sejam entregues à população”, enfatizou o ministro Helder Barbalho.

A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito José Maria Tapajós; o secretário de gabinete Erasmo Maia; o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões; o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Ruy Corrêa; presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Rocha; vereadores e as comitivas dos ministros.

A previsão é que em março o ministro volte a Santarém com parte do recurso liberado para que a prefeitura possa fazer licitação e, no prazo de 180 dias, a empresa possa executar as obras. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive