Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nélio Aguiar e Helder Barbalho vistoriam estrutura da orla de Santarém

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, acompanhados de suas comitivas, visitaram no início da tarde desta terça-feira (21), dois trechos do cais de arrimo - um, próximo ao Mercado do Peixe, está com a estrutura comprometida, e o outro, que cedeu em dezembro de 2016, mas já passou por trabalhos de recuperação executados pela pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A vinda do ministro a Santarém foi articulada em janeiro deste ano quando o prefeito Nélio esteve em Brasília buscando parcerias para execução de trabalhos em diversas áreas no Município. Naquela ocasião, Nélio reuniu com Helder Barbalho e apresentou o projeto de continuação das obras da orla de Santarém. Este mês, o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões, representando a prefeitura, voltou a Brasília e apresentou projeto detalhado.

"Sempre entendi que aqui não é só uma obra paisagística ou de turismo, é uma obra de contenção de enchente. A cada enchente se agrava esse problema na estrutura da orla, e corre risco de romper definitivamente e ocorrer um desastre natural. Não é o que queremos, por isso, buscamos agir imediatamente”, afirmou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.


O ministro Helder desembarcou no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca junto com ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho e comitivas por volta de 13h30. Durante o trajeto do comboio, moradores do Residencial Salvação interditaram parte da Avenida Fernando Guilhon. O ministro Helder e o prefeito Nélio Aguiar fizeram questão de descer de seus veículos para ouvir e se solidarizar com as reivindicações dos moradores.

O projeto apresentado pela prefeitura solicita recursos federais na ordem de R$ 75 milhões e pede as seguintes intervenções: contenção e reparo do muro de arrimo, recuperação da estrutura de todo cais até a Praça Vera Paz, construção de um píer para que as embarcações de ribeirinhos possam aportar na área sem prejudicar a estrutura e, um conjunto de bombas de sucção de água para serem ativadas automaticamente no período de cheia dos rios.

“Estamos analisando o mais rápido possível essas questões para que o quanto antes o Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, possa chegar à conclusão deste projeto. Concluído, voltaremos aqui para anunciar o primeiro depósito que possa permitir a prefeitura a iniciar o mais rápido possível essas obras e que as mesmas possam ser feitas de maneira emergencial para que no prazo de 180 dias sejam entregues à população”, enfatizou o ministro Helder Barbalho.

A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito José Maria Tapajós; o secretário de gabinete Erasmo Maia; o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões; o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Ruy Corrêa; presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Rocha; vereadores e as comitivas dos ministros.

A previsão é que em março o ministro volte a Santarém com parte do recurso liberado para que a prefeitura possa fazer licitação e, no prazo de 180 dias, a empresa possa executar as obras. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

WSP é pioneira em lançar seu próprio aplicativo

Já é neste sábado (24), o lançamento do aplicativo da WSP, desenvolvido pela empresa para aproximar ainda mais as pessoas.  O aplicat...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: