sábado, 25 de março de 2017

Febre Amarela: Mais duas pessoas de Alenquer transferidas para Santarém com suspeita da doença

Prefeito do município decreta situação excepcional de emergência na saúde pública de Alenquer

Já estão em Santarém, dois jovens com suspeita de terem contraído febre amarela silvestre no município de Alenquer, no oeste do Pará. Os adolescentes foram transferidos ontem (24) para receberem cuidados médicos no Pronto Socorro Municipal.

Em nota, 'a
 Secretaria Municipal de Saúde de Santarém informou que os pacientes: Fabiola Xavier de Sousa, 13 anos, e Wayner Dacildo Blear Almeida, 14 anos, estão internados no Pronto Socorro Municipal(PSM). O estado dos dois é estável, eles passaram por exames e aguardam a avaliação do médico infectologista'.

Alenquer é o epicentro dos casos da doença desde a morte de dois macacos naquele município. O resultado do exame divulgado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) para uma das mortes dos primatas deu positivo naquela ocasião. No último dia 22, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), confirmou a primeira morte em humano pela doença. Tratava-se de uma criança de 11 anos, moradora da comunidade de Midiã, na zona rural de Alenquer, morta no dia 16 no Hospital Regional em Santarém.

Mais duas mortes de pacientes vindos do município Ximango com suspeita de terem contraído febre amarela: uma criança 10 anos e um rapaz de 23. Após a confirmação da primeira morte por febre amarela em humano, a Sespa iniciou uma operação de combate e prevenção a doença naquela cidade.

Diante da situação extrema e preocupante, o prefeito Juraci Estevam de Sousa, decretou situação excepcional de emergência na saúde pública de Alenquer. Além do caso confirmado de febre amarela, foram registrados dois casos de leptospirose na várzea.

Os dois pacientes que foram transferidos ontem para Santarém são das comunidades de Midiã (onde residia o primeiro garoto que morreu por causa da doença), e Bela Vista.

O município de Alenquer recebeu do Estado mais de 10 mil doses de vacinas para serem usadas na imunização dos moradores.

Foram traçadas várias frentes de trabalho que contribuirão com as ações de apoio já realizadas pela Sespa no município de Alenquer. "Com isso, estamos recebendo auxílio de mais vinte pessoas entre profissionais da Sespa, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, inclusive com apoio de um helicóptero. Além disso, também serão levadas mais 10 mil doses de vacinas e medicamentos para reforçar a Atenção Básica do município", ressaltou Heloísa Guimarães, secretária adjunta da Sespa.

Neste ano, foram registrados seis óbitos de Primatas Não Humanos no Pará: Alenquer (1), Belém (1), Marituba (1), e Rurópolis (3). Desde que esses casos foram confirmados, a Sespa intensificou imediatamente as ações nessas localidades, inclusive com reforço de mais doses de vacinas. "A Sespa tem reforçado as ações de prevenção à doença em humanos de forma sistemática, com atividades contínuas juntamente com os municípios paraenses, principalmente nas áreas rurais, locais mais propícios para a incidência da doença", disse o secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, que também está em Alenquer acompanhando os trabalhos.


Foto: Reginaldo Balieiro
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Anselmo Colares se afasta da vice-reitoria e assume candidatura independente na eleição para reitoria da Ufopa

Professor Pós-Doutor em Educação Anselmo Colares lançará chapa independente. Foto: Blog do Jeso O professor e pós-doutor em Educaçã...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive